Matrix Resurrections é um filme diferente, surpreendente e importante para buscadores em tempos difíceis

Matrix Resurrections é um filme surpreendente. Espero que nossa sessão possa explorar um tanto dessa qualidade.

Afinal, quando o quarto filme de uma sequência é bom? Geralmente não é. É apenas mais um de muitos, o que vem depois do terceiro, antes do quinto, e só. Puro caça-níqueis. Um pílula azul.

Matrix Resurrections é diferente. Totalmente diferente. É intrigante, é desaforado, é engraçado, é criativo, é cínico, é amoroso e é de novo um convite à radical conscientização do nosso estado robótico, escravizado e inconsciente de viver. Matrix Resurrections é um pílula vermelha.

É um filme que trata seus três filmes predecessores com respeito, mas descrédito. Com consideração, mas ceticismo. E desconfio fortemente que o nome “ressurreição” não faz referência somente ao retorno à vida de Neo e Trinity, os personagens principais, mas ao renascimento do próprio espírito da obra, cujo corpo jazia morto depois de 20 anos, usurpado por excessos e torporizações. Numa ressurreição, o corpo não é salvo, mas a alma sobrevive. Para Matrix 4, os outros três estão mortos.

Neo foi reabsorvido pela Matrix. É de novo um programador, agora empossado como grande líder de desenvolvimento do videogame de Matrix. Me lembra alguns projetos inovadores de Internet, cujos programadores eram gênios precoces, mas que por uma quantia ziliardária de grana venderam suas idéias para mastodontes da indústria e reencarnaram como milionários aposentados de 20 e tantoa anos.

Lana Wachowsky não quis nada disso. Ela honrou o espírito de The Matrix, e não seu corpo. Matrix Resurrections é uma grande obra, que além de divertida, é significativa e pode nos ajudar (de novo) a tomar consciência de um modo de vida sem vida, que insiste em sugar nossas energias e nos amortecer, e que tem agentes por todos os lados.

COMO PARTICIPAR

Para participar neste domingo, dia 6/8, às 18h, dessa sessão online completa do filme comentada e conversada, ENVIE SEU EMAIL POR MENSAGEM PRIVADA (DM) ou para blog@dharmalog.com.

A sessão é gratuita e será transmitida via Zoom.

Até já!

Nando Pereira
DHARMALOG

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Texto maravilhoso da Sharon Salzberg com uma sugestão preciosa para a vida. Tamb
Texto maravilhoso da Sharon Salzberg com uma sugestão preciosa para a vida....
Leia Mais
Join the Conversation

4 Comments

  1. says: Danilo Marques

    Uma pena o hype ter feito a experiência ser ruim e possivelmente não haver abertura financeira para investimento na continuação da franquia. Essa abertura que o Ressurrection criou é uma ampliação enorme no universo Matrix

  2. says: Renato Figueira Carlos

    Filme épico matrix 1 para mim é O BUDA TENDO A ILUMINAÇÃO, SE LEREM SOBRE A VIDA DO BUDA MOSTRA TUDO NO MATRIX , NO RESTO TBM MOSTRA sobre budismo . Tem palavras dele que 1 filme antes de matrix “O pequeno buda” são iguais, matrix 4 mostra que sozinho só o lado masculino não conseguirá a iluminação. Kumbala

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *