“Cada segundo dessa vida humana é mais precioso do que céus de jóias”, Lama Zopa Rinpoche

“Cada segundo dessa vida humana é mais precioso do que céus de jóias que realizam desejos”.
// LAMA ZOPA RINPOCHE (1946-2023)

Um céu de jóias que realizam desejos só tem valor se vivemos o valor de cada segundo, não é?

Porque se não vivemos o valor real de cada segundo, de que servirão todos os desejos realizados? Em que tipo de tempo eles serão vividos?

“Nenhum plano válido para o futuro pode ser feito por aqueles que não conseguem viver a vida agora”. (Alan Watts)

//

Mas há mais nessa pequena frase. Essa expressão – “jóia que realiza desejos” – não é uma expressão qualquer para o Budismo Tibetano, a tradição de Lama Zopa Rinpoche. Não vamos conseguir aprofundar aqui o suficiente, mas ela denota algo realmente muito precioso, que muitos aspiram, por ser considerada de grande valor, como o poder de um Buda. Cintamani, a jóia que realiza desejos, é considerada preciosa por realizar desejos espirituais, as realizações espirituais, inclusive o da iluminação. Mas existe algo ainda mais precioso do que isso, que é a própria mente búdica, livre e iluminada, simbolizada por essa expressão cada segundo, cada momento. Mas não qualquer segundo, e certamente não um segundo vivido com uma mente hedonista, individualista e fixada num eu ilusório (e podemos questionar se ele é realmente vivido quando a mente está iludida), mas cada segundo como mente búdica, realizada em sabedoria.

//

Busque por “more precious than a wish-granting jewel” no Google e você encontrará alguns bons resultados para aprofundar. O texto do site thubtenchodron.org é uma boa sugestão, e é da mesma tradição de Lama Zopa (em inglês).

//

#desejos #momentopresente #cadasegundo #cadamomento #aquiagora #lamazoparinpoche #opoderdoagora #aproveitaravida #autoajuda #espiritualidade #frases #frasesereflexões #inspiração #vidapreciosa #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“A vacuidade que queremos dizer não é como a idéia que você possa ter (dela). Vo
“A vacuidade que queremos dizer não é como a idéia que você...
Leia Mais
Join the Conversation

2 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *