“Desenvolvimento psicológico ou espiritual sempre exige uma capacidade maior par

“Desenvolvimento psicológico ou espiritual sempre exige uma capacidade maior para a ansiedade e a ambiguidade”.
// CARL G. JUNG

Inclusive esse é um dos motivos pelos quais muita gente não se envolve com terapia, autoconhecimento e espiritualidade em geral. Porque é difícil. Mas, como diz aquele mestre, mais difícil do que isso é não se envolver (mas isso geralmente a gente percebe tarde demais).

O desenvolvimento psicológico e espiritual traz consigo uma alta dose de incerteza, de “perdas”, de coragem, de conflitos, de empenho, de trabalho.

Por exemplo. Pense em como alguém se propõe a viver o desapego, com tudo que ele implica. Pense em alguém criando a capacidade de observar equilibradamente os próprios pensamentos e emoções – ainda mais em momentos mais críticos e caóticos da sua vida. Pense em alguém descobrindo e trabalhando sobre seus próprios condicionamentos e defeitos. Pense em como alguém começa a compreender e viver a impermanência, tudo se transformando, atravessando perdas e mudanças inesperadas, e a criar a capacidade de viver nisso.

Jung, sendo uma das grandes referências da Psicologia da integração, de integrar nossas diferentes partes (como a sombra), também menciona a capacidade maior para a ambiguidade. Para aceitar, acolher e compreender aquilo que é contrário, que é paradoxal, que é ambíguo. É uma capacidade de flexibilidade mental e psicológica, de abertura, de interesse no desconhecido.

Em princípio, nada disso é fácil. É bem difícil, na verdade. Muitas das práticas espirituais são destinadas justamente a desenvolver essas capacidades. Então não só exige, mas também desenvolve. E saber que exige e desenvolve, de certa forma, ajuda.

//

PS: Além da nossa própria dificuldade, é fundamental buscarmos compreender as dificuldades de quem está entrando nessa busca. E de quem não está entrando também, pois ainda pode ser muito difícil para muitas pessoas. Não sabemos a realidade de cada um, pode haver dificuldades maiores, traumas, sofrimentos, ansiedades que fazem com que não consigam se aproximar desse desenvolvimento psicológico e espiritual.

//

#psicologia #espiritualidade #autoconhecimento #carljung

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
RESPIRE, VOCÊ ESTÄ VIVO. Por um lado, parece óbvio. “Já estou respirando, sei q
RESPIRE, VOCÊ ESTÄ VIVO. Por um lado, parece óbvio. “Já estou respirando,...
Leia Mais
Join the Conversation

15 Comments

  1. says: Natalie Melquíades

    isso faz bastante sentido, eu já vinha desconfiando e constatando que esse caminho de desenvolvimento psicológico e espiritual requeria de nós uma grande dose de “não saber”, humildade e navegar na ausência de chão.

  2. says: Daniela Fregonese

    Dedicar nosso tempo de vida a isso é o mais relevante a ser feito. Que a gente possa levar a vida, com todas suas tarefas e obrigações, encontrando espaço para a busca.
    Gratidão ? ?

  3. says: Carlos Shayo Pacheco Pereira Guimarães

    Esplêndida essa publicação. Realmente o processo rumo a individuação é um processo muito profundo. Essa publicação também me fez refletir sobre o conceito de emergência espiritual cunhado pelo Stanislav Grof muito interessante de compreender nesse caminho do despertar espiritual.

  4. says: Zonder Duisternis

    …se vc me permite um comentário……tudo isso está ligado ao EGO humano…….que vem acumulando muitas instabilidades ao longo do trajeto…….também estamos aqui para educar esse EGO, que não existe ao acaso…….creio estarmos num grande laboratório….e por enquanto não somos absolutamente NADA…..se cada um assumir o NADA que é……tudo isso vai por água abaixo……tudo é experimental…..e o NADA é a nossa realidade…..não somos os Protagonistas da Vida……apenas os coadjuvantes.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *