UMA DAS COISAS MAIS DIFÍCEIS DE ACEITARMOS
Três trechos de Thich Nhat Hanh para nos inspirarmos, compreendermos melhor e criarmos caminhos possíveis para nossas vidas nesses tempos de dificuldade, desmotivação e confusão. Todos eles do livro “Sem Lama Não Há Lótus” (No Mud No Lotus).
(1)
“Uma das coisas mais difíceis de aceitarmos é que não existe um reino onde só haja felicidade e não haja sofrimento. Isso não significa que devemos nos desesperar. O sofrimento pode ser transformado.”
(2)
“A principal aflição de civilização moderna é que não sabemos como lidar com o sofrimento dentro de nós e tentamos encobri-lo com todo tipo de consumo. Os lojistas vendem uma infinidade de dispositivos para nos ajudar a encobrir o sofrimento interior. Mas, a menos que sejamos capazes de enfrentar nosso sofrimento, não podemos estar presentes e disponíveis para a vida, e a felicidade continuará a nos iludir.”
(3)
“Com a consciência presente (mindfulness), não temos mais medo da dor. Podemos ir além dela e fazer bom uso do sofrimento para gerar a energia de compreensão e compaixão que nos cura e com a qual podemos ajudar os outros a se curarem e serem felizes também.”
//
Arte: “Girl with phone painting”, Jamie Lee.
//
#nomudnolotus #thichnhathanh #frases #trechosdelivro #trechosdelivros #espiritualidade #autoconhecimento #sofrimento #psicologia #psicologiabudista #zen #mindfulness #atençãoplena #compaixão #autoajuda #felicidade #aceitação #interser #presença #momentopresente #aquiagora #dharma
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
É um dos princípios que compõe a natureza da realidade, tudo é dual, nada é só bom ou só ruim. Aqui nas redes sociais como vemos um corte da vida das pessoas tendemos a comparação e isso vai adoecendo as pessoas, frustração com padrões de vida irreais pra 95% da população aqui ainda é uma periferia do planeta. Aí tem o lado estético, muitos corpos sob filtros e tbm padrões estéticos que fogem da realidade… se não estivermos com a consciência atenta a isso tendemos a nos deixar governar pelo ego.