TRECHO DO LIVRO: “Vida em relação à Morte” Chagdud Tulku Rinpoche “(…) Nossas

TRECHO DO LIVRO:
“Vida em relação à Morte”
Chagdud Tulku Rinpoche

“(…) Nossas prioridades mundanas podem ser irônicas. Nós colocamos primeiro aquilo que nós pensamos que nós queremos mais; então nós descobrimos que nosso querer é insaciável. Pagar a casa, escrever o livro, fazer o negócio ser bem sucedido, ajeitar a aposentadoria, fazer aquela viagem — coisas que são temporárias no topo das nossas listas de prioridades consomem completamente nosso tempo e energia. E então, no fim da vida, nós olhamos para trás e imaginamos o que todas estas coisas significaram.

Isto é como alguém que viaja para um país estrangeiro e paga sua passagem na moeda daquele país. Então a pessoa chega na fronteira e é surpreendida por saber que a moeda daquele país não pode ser trocada ou levada para fora. Desta forma, nossas posses mundanas e conquistas mundanas não podem ser carregadas através do portal da morte. Se nós dependermos delas, nós vamos nos encontrar subitamente empobrecidos e desolados. A única moeda que tem qualquer valor quando nós viajamos através dos limites da morte é a nossa realização espiritual.

É melhor desenvolver o contentamento e apreciar o que nos é dado em um sentido mundano. O tempo é muito precioso. Não espere até que você esteja morrendo para entender sua natureza espiritual. Se você entender ela agora, você vai descobrir recursos de bondade e compaixão que você não sabia que você tinha. (…)

O desenvolvimento espiritual começa com a decisão de nunca machucar os outros. Então, por favor, seja cuidadoso. Se você se colocar no lugar do outro, você perceberá o quão destrutivo é machucar ou ferir os outros, mesmo um inseto. Vida é vida, e todos os seres querem viver. Se você tiver esta consideração pelos outros, você vai fechar a porta para o seu próprio sofrimento.”

//

E o desenvolvimento espiritual da sabedoria e da compaixão, diz Rinpoche na última página do livro, é o que conduz “supremo estado sem morte da iluminação”.

(Alguns de nós chamam isso de felicidade permanente.)

//

#iluminação #espiritualidade #chagdudtulkurinpoche #budismo #morte #frasedodia #dedicação #imortalidade #sabedoria #compaixão

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Do post mais recente: “Anil Seth: como a “consciência da realidade” é uma alucin
Do post mais recente: “Anil Seth: como a “consciência da realidade” é...
Leia Mais
Join the Conversation

5 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *