TRECHO DO LIVRO: “Vida em relação à Morte” Chagdud Tulku Rinpoche “(…) Nossas

TRECHO DO LIVRO:
“Vida em relação à Morte”
Chagdud Tulku Rinpoche

“(…) Nossas prioridades mundanas podem ser irônicas. Nós colocamos primeiro aquilo que nós pensamos que nós queremos mais; então nós descobrimos que nosso querer é insaciável. Pagar a casa, escrever o livro, fazer o negócio ser bem sucedido, ajeitar a aposentadoria, fazer aquela viagem — coisas que são temporárias no topo das nossas listas de prioridades consomem completamente nosso tempo e energia. E então, no fim da vida, nós olhamos para trás e imaginamos o que todas estas coisas significaram.

Isto é como alguém que viaja para um país estrangeiro e paga sua passagem na moeda daquele país. Então a pessoa chega na fronteira e é surpreendida por saber que a moeda daquele país não pode ser trocada ou levada para fora. Desta forma, nossas posses mundanas e conquistas mundanas não podem ser carregadas através do portal da morte. Se nós dependermos delas, nós vamos nos encontrar subitamente empobrecidos e desolados. A única moeda que tem qualquer valor quando nós viajamos através dos limites da morte é a nossa realização espiritual.

É melhor desenvolver o contentamento e apreciar o que nos é dado em um sentido mundano. O tempo é muito precioso. Não espere até que você esteja morrendo para entender sua natureza espiritual. Se você entender ela agora, você vai descobrir recursos de bondade e compaixão que você não sabia que você tinha. (…)

O desenvolvimento espiritual começa com a decisão de nunca machucar os outros. Então, por favor, seja cuidadoso. Se você se colocar no lugar do outro, você perceberá o quão destrutivo é machucar ou ferir os outros, mesmo um inseto. Vida é vida, e todos os seres querem viver. Se você tiver esta consideração pelos outros, você vai fechar a porta para o seu próprio sofrimento.”

//

E o desenvolvimento espiritual da sabedoria e da compaixão, diz Rinpoche na última página do livro, é o que conduz “supremo estado sem morte da iluminação”.

(Alguns de nós chamam isso de felicidade permanente.)

//

#iluminação #espiritualidade #chagdudtulkurinpoche #budismo #morte #frasedodia #dedicação #imortalidade #sabedoria #compaixão

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Quando não estamos conscientes, então estamos nada mais que sonâmbulos, reprodu
“Quando não estamos conscientes, então estamos nada mais que sonâmbulos, reproduzindo qualquer...
Leia Mais
Join the Conversation

5 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *