A solidão e a capacidade de amar, por Erich Fromm

“Paradoxalmente, a condição de ficar sozinho é a condição da capacidade de amar”.
– ERICH FROMM (em “A Arte de Amar”)

É isso mesmo que parece na frase: Fromm praticamente prescreve a solitude e a meditação como condição fundamental para a capacidade de amar. Sem conseguir sustentar a própria presença sem distrações, ele diz que não será possível desenvolver amor. Nem conquistar a liberdade que o ser humano tão profundamente deseja.

“Se me ligo a outra pessoa porque não posso suster-me por meus próprios pés, ele ou ela podem ser um salva-vidas, mas a relação não é a de amor”.

Segundo Fromm, sem buscar essa capacidade de amar, desenvolvemos jogos infinitos de domínio e dependência.

Na prescrição de Fromm, ele de fato cita a meditação neste livro, mas apenas duas vezes. Em outras, ele deixa implícito, como quando menciona a tradição indiana como contendo as principais teorias e práticas relacionadas à meditação concentrada.

Mas o faz com várias das instruções mais clássicas sobre meditar: “Seria útil praticar uns poucos e muito simples exercícios como, por exemplo, sentar-se em posição repousada (nem espreguiçada, nem rígida), fechar os olhos (…), tentar acompanhar a própria respiração; não pensar a respeito dela, nem forçá-la, mas simplesmente acompanhá-la — e, ao fazê-lo, senti-la; (…) Dever-se-ia, pelo menos, fazer esse exercício de concentração todas as manhãs durante vinte minutos (se possível, mais) e todas as noites antes de deitar-se.” (Erich Fromm, A Arte de Amar)

//

Em fevereiro, teremos novo grupo de Mentoria de Meditação, a jornada de 30 dias para conquistar um nível mais profundo de compromisso, disciplina e inspiração para a prática da meditação. Saiba mais em mentoriadameditacao.com e deixe seu nome na lista de interessados (LINK NA BIO). Todos são bem-vindos.

//

#amar #amor #meditação #meditar #erichfromm #psicologia #psicanálise #frasedodia #capacidadedeamar #solidão #solitude #ficarsozinho #concentração #aartedeamar #theartofloving #dependência #dominação #autoconhecimento #autoajuda #frases

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
THIGH NHAT HANH 94 ANOS HOJE? ? Gratidão e reverência à vida desse grande mestre
THIGH NHAT HANH 94 ANOS HOJE? ? Gratidão e reverência à vida...
Leia Mais
Join the Conversation

13 Comments

  1. says: Colégio São Miguel

    “Só o paradoxal pode abranger a totolidade da vida”. Jung, Psicologia e Alquimia. p.28?. Então, ne? Se me ligo a outra pesssoa pq não posso suster-me….. muito lindo, muito bendito! Obrigada ???????

  2. says: Maria Terêsa Borges

    Este paradoxo é o óbvio que não vemos. “ Eu não preciso viver com alguém porque o amo e não posso viver sem ele. Posso viver sem ele sim, só não gostaria.” ??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *