Ensinamento de Pema Chodron para “quando começamos a meditar”

“Quando começamos a meditar ou a trabalhar com qualquer tipo de disciplina espiritual, muitas vezes pensamos que de alguma forma vamos melhorar, o que é uma agressão sutil contra quem realmente somos. É um pouco como dizer: “Se eu correr, serei uma pessoa muito melhor”. “Se eu tivesse uma casa melhor, seria uma pessoa melhor.” “Se eu pudesse meditar e me acalmar, seria uma pessoa melhor.” Ou a situação pode ser que busquemos falhas nos outros. Podemos dizer: “Se não fosse por meu marido, eu teria um casamento perfeito”. “Se não fosse pelo fato de que meu chefe e eu não nos damos bem, meu trabalho seria ótimo.” E, “Se não fosse por minha mente, minha meditação seria excelente.”
– PEMA CHODRON

//

É óbvio que vamos ter e continuar tendo problemas com nossa mente ao meditar, porque ela é justamente a matéria-prima da meditação. É ela que está acreditando compulsivamente e sem questionar que precisamos ser melhores, muito melhores, que precisamos fazer, fazer e fazer, mais e melhor, para vivermos algo de bom, para sermos alguém neste vida, para sermos “uma pessoa melhor”. Essa é a bomba que precisa ser desarmada. Mas não é de fato uma bomba, é um circuito operando de maneira insalubre, iludida, indomada.

O problema é que a gente sempre começa sob o domínio dessas ilusões, e é difícil separar o que é motivação e pressuposto correto do que é apenas mais uma parte da nossa mentalidade iludida. Por isso acho que esse ensinamento de Pema Chodron é tão importante.

//

#meditação #sermelhor #autodesenvolvimento #autoconhecimento #autoajuda #pemachodron #frasedodia #meditar #budismo #meditaçãobudista #comomeditar #espiritualidade #práticaespiritual #sabedoria #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
MENTES & TELAS: as dores das quais fugimos e os novos remédios
“O vício não é o celular, é o que está do outro...
Leia Mais
Join the Conversation

15 Comments

  1. says: Daniela Fregonese

    É verdade. No fundo, acho que uma parte de mim ainda sente que pode melhorar através da meditação. Da mesma forma como fui “aperfeiçoando” outras habilidades. Mas é absurdo! Espero que essa parte logo entenda que “a mente é anterior a qualquer coisa que ela perceba. Ela é pura e lúcida e completamente aberta a tudo” (de Byron Katie, fez parte de minha reflexão de hoje). Será que um dia ela realmente notará que tudo, absolutamente tudo é criado por ela? Espero ?
    Gratidão! ?

  2. says: Maria Terêsa Borges

    Pois é. Desde que a meditação entrou em minha vida porta adentro busquei com curiosidade várias técnicas, horários, luz do dia, penumbra, guiada ou silenciosa e por aí vai. Mas a meditação ????? silenciosa com o propósito de iniciante sem querer nada, sem fazer nada apenas estar coluna ereta olhos semiabertos respiração profunda mas leve. A busca da flexibilidade. Gratidão sempre. Saudades das “terças com Nando” -A grande viagem do Autoconhecimento- brilhante ? raro ????

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *