“Alguém pode ser algo diferente de um rebelde num mundo convencional como esse?”
– JACK KEROUAC (“The Town and The City”)
Segundo o conceito de normose criado por Roberto Crema e Jean Yves Leloup, dentro de uma sociedade “normal” (ou convencional, como diz Kerouac), “a pessoa realmente saudável é capaz de um desajustamente justo, de uma indignação lúcida, de um desespero sóbrio.”
Normose é a patologia da normalidade, uma doença que indica o ajustamento automático e inconsciente dos indivíduos a um “establishment”, a um status quo, sem que saibam que estão ajustados.
Mas, ao contrário de que alguns pensam, não é uma atitude de rebeldia violenta ou arrogante, não há gritos de superioridade nem de repressão, mas é um retorno a si mesmo, o despertar do espírito mais profundo da pessoa na vida. Segundo Crema, “o normótico padece da falta de empenho em fazer florescer seus dons e enterra seus talentos com medo da própria grandeza, fugindo da sua missão individual e intransferível”.
A rebeldia, então, é empenhar-se para fazer florescer seus dons e talentos, abraçando sua missão individual intransferível, seu caminho de vida. É viver segundo o que poderíamos chamar de um compasso interno, do próprio coração, que se desimpregnou da doença normótica, e se inspira em um sentido de felicidade, criatividade e fraternidade que é próprio de cada um.
Acho que todo buscador é, primeiramente, um rebelde. Pois precisa acordar da normose antes de pegar sua trouxa e sair pela vida em busca da sua jornada.
//
#rebelde #rebeldia #normose #jackkerouac #caminhopessoal #autoconhecimento #sentidodavida #propósito #propósitodevida #despertar #robertocrema #jeanyvesleloup #pierreweil #psicologia #psicologiatranspessoal #espiritualidade #svadharma #swadharma #saúde #saúdemental #dharma
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
???
Todo buscador é um rebelde que respeita seu compasso interno ??????
A única revolução na qual creio, é a interior, de despertar da Consciência. Revoluções sociais dissociadas de amor e sabedoria acarretam em desastres e em corrupção. A História está aí para comprovar.
Há, em nosso modo de viver e pensar, uma tendência conservadora muito forte, que faz parte de um instinto de preservação. Mas a mente que quer ser livre não pode se fixar ao passado ou a expectativas de futuro e não deve simplesmente acompanhar a marcha incessante da espécie.
Se somos, desse modo, “normais”, estamos reforçando a normose nociva, impedindo a abertura em nós mesmos e nos outros.
O pensamento, que vai acumulando por gerações e gerações memórias de prazer e dor, disfarçado de segurança, experiência ou tradição, nos prende no cárcere limitante de uma vida efêmera e voltada para si. E destrói o indivíduo, a espécie e o planeta, como dharmalog já apontou.
Gratidão ??
Minha rebelde predileta @larabragazza
@psico.jaquelineparrode @solangemedina.psico
???
“Desajustamento justo, indignação lúcida, desespero sóbrio ” essa definição rende um ótima conversa… O “encaixe” normótico apaga nosso brilho…mas para muitos ainda é mais “confortável” do que ir de encontro a maré. Pois assim pode sempre apontar para os outros e culpa-los da opacidade do seu viver. Rebeldia pede coragem. Pede isolamento às vezes. ( quiça, muitas vezes) pede ainda firmeza e lucidez para acompanhar o “compasso interno”. Tudo que exige muito de nós mesmos, na autenticidade do viver, costuma amedrontar. Talvez por isso tanta normose no mundo…mas qd a gente entende que o medo não apaga o pulsar do nosso coração rebelde, pelo contrário, revela a grandiosidade dele, a gente vai em busca do desajustamento justo, da indignação lúcida e do desespero sóbrio. E não há arrependimento. Incrível esse post. Bateu como uma luva com a crônica do Agualusa que compartilhei e me encantei. ???? Bateu junto ao meu compasso interno.????
@advclaudiaaraujo
Escolher ser rebelde significa não aceitar ser oprimido, não querer ser o opressor, e por fim, não querer ser conivente (posição neutra) com o opressor ou como a neurose vista e encarada como normal. Pois, normose é isso, uma neurose banalizada, reproduzida por muitos como se fosse algo natural ou normal.
São os rebeldes que , em grande parte, abrem portas para novas experiências.
Olhando direitinho, só se salvam os rebeldes
??????????
??????