“Você não para o desejo, você para de acreditar nele”.- AJAHN SUCITTO

“Você não para o desejo, você para de acreditar nele”.
– AJAHN SUCITTO

É isso que substitui a repressão do desejo, a não-aceitação, a negação, a condenação, pelo que realmente pode libertá-lo: a visão profunda do que ele é e de como vivemos inconscientemente agarrados a ele.

Parar de acreditar nele não é uma manobra artificial, é algo que acontece naturalmente quando o vemos de perto. Mas nós não o vemos, nós só corremos atrás deles, consumimos, e renovamos esse processo de forma repetitiva.

Desejo isso. Desejo aquilo. Desejo aquilo outro.
Desejo isso. Desejo aquilo. Desejo aquilo outro.
Desejo isso. Desejo aquilo. Desejo aquilo outro.

É o famoso osso com sangue que o cachorro fica roendo o dia inteiro. Não tem nada ali, apenas restos, apenas a impressão de quem tem algo ali, mas iludido e completamente tomado pelo desejo, o cachorro não vê isso, não percebe. Ele continua roendo obsessivamente o osso com sangue.

Até quando? Até ele ver que não tem nada ali. Aí ele para de acreditar que naquele osso tem alguma coisa.

Mas se você proibir o cachorro de chegar até o osso, isso não resolve. Pode até aumentar o desejo do cachorro por este e por outros ossos de sangue. Ele continua acreditando que ali tem a solução que ele busca, só que agora está mais distante. Provavelmente ainda mais desejoso dele. Mais preso. Mais inconsciente. Mais iludido. Mais sofrido.

//

#desejo #ajahnsucitto #frasedodia #sofrimento #autoconhecimento #autoobservação #4nobresverdades #budismo #dukkha #samudaya #ensinamentosbudistas #theravada #filosofia #psicologia #psicologiabudista #despertar #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Não dá pra saber se o amor verdadeiro é isso mesmo, mas se não é, deve estar per
Não dá pra saber se o amor verdadeiro é isso mesmo, mas...
Leia Mais
Join the Conversation

7 Comments

  1. says: Saulo Gustavo

    Boa tarde! Me da sua opinião ião sobre algo que me confunde em alguns momentos, por favor. Entendo o fluir com a vida. Entendo sobre o desejo até a página 10. Hoje vejo a lei da atração com outros olhos e vejo que tudo que eh falado online é um grande marketing, tão vazio, palavras que apenas fortalecem (até certo ponto) o ego e depois o enfraquecem, muitos se afundam nas expectativas e se frustram. Devemos antes de tudo entender nossas sombras que eh muito mais eficaz do que pensamento positivo, ao meu ver. Bem, a questão é se eu quero uma casa, por exemplo, desejo ou não a casa? O desejo eh danoso ou esse desejo falado é desejo que ficamos apegados o tempo todo? Querer algo, até mesmo o que comer no fds, não deixa de ser um desejo. Devemos deixar fluir tudo a ponto de ter ou não uma casa sem pensar ou não em querer ou desejar ter em poucos momentos? Deu p entender ou ficou confuso?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *