POR QUE BUDA NÃO RESPONDEU ISSO “Lembre-se daquilo que deixei sem declarar”

POR QUE BUDA NÃO RESPONDEU ISSO

“Portanto, Malunkyaputta, lembre-se daquilo que eu deixei sem declarar como não declarado e lembre-se daquilo que eu declarei como declarado. E o que eu deixei sem declarar? ‘O mundo é eterno’ – eu deixei sem declarar. ‘O mundo não é eterno’– eu deixei sem declarar. ‘O mundo é finito’ – eu deixei sem declarar. ‘O mundo é infinito’– eu deixei sem declarar. ‘a alma e o corpo são a mesma coisa’ – eu deixei sem declarar. ‘A alma é uma coisa e o corpo é outra’– eu deixei sem declarar. ‘Após a morte um Tathagata existe’ – eu deixei sem declarar. ‘Após a morte um Tathagata não existe’ – eu deixei sem declarar. ‘Após a morte um Tathagata tanto existe como não existe’ – eu deixei sem declarar. ‘Após a morte um Tathagata nem existe, nem não existe’– eu deixei sem declarar.

Porque eu não declararei isso? Porque não traz beneficio, não pertence aos fundamentos da vida santa, não conduz ao desencantamento, ao desapego, à cessação, à paz, ao conhecimento direto, à iluminação, a Nibbana. É por isso que eu não declarei isso.

E o que eu declarei? ‘Isto é sofrimento’ – eu declarei. ‘Esta é a origem do sofrimento’ – eu declarei. ‘Esta é a cessação do sofrimento’ – eu declarei. ‘Este é o caminho que conduz à cessação do sofrimento’ – eu declarei.

“Porque declarei isso? Porque traz benefício, pertence aos fundamentos da vida santa, conduz ao desencantamento, ao desapego, à cessação, à paz, ao conhecimento direto, à iluminação, a Nibbana. É por isso que eu declarei isso.”

– BUDA GAUTAMA (no “Culamalunkya Sutta”, Majjhima Nikaya 63, Acesso ao Insight).

//

Isso estava publicado no Dharmalog em 2014 mas eu não lembrava, assim como não lembrava disso que Buda havia dito. É incrível a capacidade de esquecermos de coisas tão importantes. Então está aqui de novo, para lembrarmos. Buda não declarou por motivos significativos demais para serem ignorados.

//

#buda #perguntaserespostas #sofrimento #vidaapósamorte #reencarnação #budismo #deus #infinito #budagautama #sidartagautama #culamalunkyasutta #4nobresverdades #as4nobresverdades #reflexãododia

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Tudo que eu aprendi veio depois de mim. Quem sou eu, antes de tudo isso?”. — MO
“Tudo que eu aprendi veio depois de mim. Quem sou eu, antes...
Leia Mais
Join the Conversation

5 Comments

  1. says: Yves Martins

    Buda não declarou sobre a vida após a morte, no entanto a maioria das vertentes budistas considera que ela existe. De onde vem essa crença?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *