“O medo é a principal fonte de superstição, e uma das principais fontes de cruel

“O medo é a principal fonte de superstição, e uma das principais fontes de crueldade. Conquistar o medo é o começo da sabedoria”.
– BERTRAND RUSSEL

Como diria aquele grande mestre, “o medo é o caminho para o lado escuro”. O medo leva à raiva, a raiva leva ao ódio, e o ódio ao sofrimento.

No mesmo livro, um trechinho antes desse, Russel diz:

“O medo às vezes opera diretamente, criando rumores de desastres em tempos de guerra ou imaginando objetos aterrororizadores, como fantasmas; e às vezes opera indiretamente, criando a crença em algo reconfortante, como o elixir da vida, ou o paraíso para nós mesmos e o inferno para nossos inimigos. O medo tem muitas formas – medo da morte, medo do escuro, medo do desconhecido, medo do inimigo e aquele vago medo generalizado que vem para aqueles que escondem de si mesmos seus terrores mais específicos. Até que você tenha admitido seus próprios medos para si mesmo e tenha se protegido por um difícil esforço proposital contra o poder de criação de mitos que eles tem, você não conseguirá pensar verdadeiramente sobre muitos dos assuntos de grande importância desta vida”. (B.R.)

Não conseguirá porque sua mente estará comprometida. Ver fantasmas, criar superstições e imaginar o paraíso para os nossos e o inferno pros outros não é saúde. E sem conseguir pensar verdadeiramente sobre muitos dos assuntos de grande importânia desta vida, onde chegaremos exatamente?

“Até que você tenha admitido seus próprios medos para si mesmo e tenha se protegido por um difícil esforço proposital…”

//

#medo #temor #mitos #bertrandrussel #superstição #paraíso #inferno #manipulação #fantasmas #yoda #ódio #raiva #sabedoria #mentesana #mentesaudável #frasesereflexões #frasedodia #inteligência #política #filosofia #filosofiadevida #saúde

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“A mente não acaba no momento da morte”. — Lama Tsering No blog.
“A mente não acaba no momento da morte”. — Lama Tsering No blog....
Leia Mais
Join the Conversation

7 Comments

  1. says: Giorgio Girardi

    Como já diziam as Gene Besserits em Duna “O medo é o assassino da mente”. Um dos temas da obra é o domínio político e religioso através do medo.

  2. says: Nessa

    Minha tia me dizia assim “o medo é um portão bem graaaaaaande”. “aí as coisas ruins entram”. O medo não nós domina se a gente passar em frente ao portão, ver que as coisas entram e saem e tá tudo bem.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *