“Não há essa coisa de um estado ideal de meditação. A consciência nos permite re

“Não há essa coisa de um estado ideal de meditação. A consciência nos permite relacionarmos com nossos processos mentais e ver a expressão fundamental da mente como ela é, incluindo nossos pensamentos. O meditador pode descobrir que muitos pensamentos se repetem durante o estado meditativo. Esses pensamentos podem ser vistos como ondas no oceano. São parte da nossa inteligência. Quando não estão armados ou pesados, tem uma qualidade transparente. Os pensamentos também desenvolvem uma equanimidade quando reconhecemos que, fundamentalmente, ninguém está tentando lutar contra nada.”
– CHOGYAM TRUNGPA RINPOCHE (em “Mindfulness In Action”)

O relaxamento da meditação não é só físico, mas total. Não há uma luta contra nada, nem contra os próprios pensamentos. Não estamos qualificando cada coisa que aparece na mente e nem fazendo nenhuma triagem. Podemos relaxar o modo tensionado de manipular tudo, pois nesse momento da meditação há finalmente permissão e espaço. “Nada precisa ser conquistado, nada precisa ser destruído”.

Sem lutar contra os pensamentos, sem ficar se decepcionando ou se entusiasmando com a presença ou ausência deles, surge a possibilidade deles serem vistos mais claramente, surge a possibilidade do espaço livre, da visão clara, de ser para além dos movimentos mentais.

É “uma nova maneira de olhar a vida”, diz Trungpa. “A vida não é mais uma luta”.

“Também traz a ausência de agressão e velocidade”. Pois não estamos com nenhuma agenda, nem externa nem interna. Nem com nossos próprios pensamentos e emoções temos qualquer preocupação ou atividade prescrita. Assim, estamos finalmente habitando um espaço livre, um espaço não neurótico, a amplitude do ser.

“Sendo amigáveis conosco mesmos, nada precisa ser tomado como ganho ou perda, como medo ou esperança”.

Isso nem é só ensinamento valioso para a meditação, é instrução para a vida.

//

#meditação #permissividade #espaçosidade #chogyamtrungpa #meditar #comomeditar #relaxamento #pazmental #paz #frasedodia #pensamentos #mindfulness #mindfulnessinaction #liberdade #libertação #mentesana #meditarépreciso #aprendermeditação #budismo #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Determinadamente treine a si mesmo para alcançar a paz”. – BUDA GAUTAMA (em “Ut
“Determinadamente treine a si mesmo para alcançar a paz”. – BUDA GAUTAMA...
Leia Mais
Join the Conversation

7 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    Não perdemos nada. Não ganhamos nada ao meditarmos. Não perdemos nada. Não ganhamos nada ao vivermos. Não perdemos nada. Não ganhamos nada ao morrermos. Acho que deveria ser um mantra…

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *