“Nosso ideal não é a espiritualidade que se retrai da vida, mas a conquista da v

“Nosso ideal não é a espiritualidade que se retrai da vida, mas a conquista da vida pela força do espírito”.
– SRI AUROBINDO

O filósofo indiano tinha a visão de que o mundo é um “esforço da manifestação do Divino”, e assim que os humanos eliminassem a barreira que os separa (em suas próprias mentes) do Divino, a “humanidade divina” nasceria e estaríamos todos estabelecidos num estado de Yoga permanente e libertador. “E a vida seria remoldada pela força, luz e verdade do espírito”.

É como uma evolução darwiniana, só que a partir de e em direção ao espírito e ao estado divino, e não somente pelos termos da sobrevivência ou adaptação. Ou, quem sabe, esses termos seriam uma parte mais primitiva da evolução do espírito, que estaria destinado a encontrar o estado divino em si mesmo.

Aurobindo diz que o Yoga reduz a possibilidade da evolução do ser humano ao direção ao divino em uma vida, enquanto a evolução desassistida pelo método levaria “muitos séculos ou muitos nascimentos”.

É uma visão bonita da humanidade e da Terra, e de nossas possibilidades. Embora com abordagens diferentes, de certa forma tem paralelos com a visão do autor contemporâneo Eckhart Tolle, em seu livro “Um Novo Mundo”.

//

Essa frase do post está na divulgação de um novo filme animação sobre a visão de Sri Aurobindo que está sendo concebido na Índia neste momento, chamado “A New Dawn”. Mais em anewdawn.in.

//

#sriauribindo #eckharttolle #divino #divindade #yoga #todavidaéyoga #alllifeisyoga #espiritualidade #espírito #ioga #yogaintegral #iogaintegral #verdade #despertardaconsciência #filme #animação #frasedodia #frasesereflexões #evolução #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Pelo contraponto.Pela desopressão.Pelo tempo mais natural. Arnaldo Antunes.
Pelo contraponto. Pela desopressão. Pelo tempo mais natural. Por menos velocidade. Pelo...
Leia Mais
Join the Conversation

4 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *