Texto maravilhoso da Sharon Salzberg com uma sugestão preciosa para a vida. Também vou dar um nome para meu crítico interno.
//
OI LUCY
Por Sharon Salzberg
“O problema com a incessante auto-crítica não é só meu, claro. Muitos sofrem disso. Ao longo do tempo, começamos a sugerir que as outras pessoas a darem um nome para o crítico interno… dê as roupas, dê uma persona. Porque tudo vai depender de como você se relaciona com esse crítico interno.
Coloquei o nome de Lucy pra minha crítica interna – por causa da personagem do Charlie Brown. Tinha visto um quadrinho onde a Lucy estava falando com Charlie Brow. Ela disse, “sabe qual é o seu problema, Charlie Brown? O problema é que você é você”.
Andei um bom tempo em volta de uma mesa onde alguém havia deixado esse quadrinho e meus olhos caíam nessa fala várias vezes. Mesmo depois todos os meus anos de prática, essa é uma voz familiar pra mim – a voz da minha crítica interna. Mas aqui tem uma diferença
Pouco tempo depois de ver o quadrinho – e ter nomeado minha crítica interna de Lucy – algo realmente bom aconteceu a mim. Eu flui naturalmente em uma postura de yoga que tinha me fugido há anos. O primeiro pensameneto que tive foi:
“Nunca vou conseguir”.
E então respirei. E respondi àquele pensamento:
“Oi Lucy. Relaxe. Apenas relaxe”.
Não foi “você está certa Lucy. Você está sempre certa”.
Não foi “não acredito que a Lucy ainda tá aqui depois de todo esse trabalho. Tenho vergonha de mim”.
Foi: “oi Lucy. Relaxe”.
Algumas vezes convido a Lucy para uma xícara de chá e sento com ela. Mas não deixo ela assumir o controle. Podemos ser hospitaleiros e até gentis, mas só para dá-la um espaço. Agora estou consciente da Lucy. E sei que minha consciência é mais forte que ela.”
//
Tradução @_dharmalog
#sharonsalzberg #críticointerno #autocrítica #superego #charliebrown #lucy #autoconhecimento #consciência #autoobservação #terapia #quadrinhos #psicologia
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
Maravilha ? A minha chama-se “sargento” e ainda não consegui levar leveza e flexibilidade para a conversa com ela. Boa noite! Namastê ?????????
Meu crítico interno é um dragão que cospe fogo, assustador, que foi sempre engolindo muitas coisas e incorporou os gritos da minha mãe, o olhar furioso de professores, o policial bravo, o cachorro feroz e os bichos da escuridão… e esse dragão foi sempre tão poderoso, por conter em si todas as loucuras que fazem parte da minha história; gigante e poderoso por nunca estar satisfeito. Agora está ficando obeso e pesado, não tem mais tanto poder… não consegue mais voar nem cuspir fogo e só olha de longe para mim, com inveja – já que, menos medrosa, começo a alçar vôo ?
??
Quantas Lucys tenho dentro de mim!
??
Muito bom ! Vou batizar a minha crítica interior.
Amei a sugestão ??????
A minha se chama Moniquinha! ????
@gtlemos
????