Texto maravilhoso da Sharon Salzberg com uma sugestão preciosa para a vida. Tamb

Texto maravilhoso da Sharon Salzberg com uma sugestão preciosa para a vida. Também vou dar um nome para meu crítico interno.

//

OI LUCY
Por Sharon Salzberg

“O problema com a incessante auto-crítica não é só meu, claro. Muitos sofrem disso. Ao longo do tempo, começamos a sugerir que as outras pessoas a darem um nome para o crítico interno… dê as roupas, dê uma persona. Porque tudo vai depender de como você se relaciona com esse crítico interno.

Coloquei o nome de Lucy pra minha crítica interna – por causa da personagem do Charlie Brown. Tinha visto um quadrinho onde a Lucy estava falando com Charlie Brow. Ela disse, “sabe qual é o seu problema, Charlie Brown? O problema é que você é você”.

Andei um bom tempo em volta de uma mesa onde alguém havia deixado esse quadrinho e meus olhos caíam nessa fala várias vezes. Mesmo depois todos os meus anos de prática, essa é uma voz familiar pra mim – a voz da minha crítica interna. Mas aqui tem uma diferença

Pouco tempo depois de ver o quadrinho – e ter nomeado minha crítica interna de Lucy – algo realmente bom aconteceu a mim. Eu flui naturalmente em uma postura de yoga que tinha me fugido há anos. O primeiro pensameneto que tive foi:
“Nunca vou conseguir”.
E então respirei. E respondi àquele pensamento:
“Oi Lucy. Relaxe. Apenas relaxe”.
Não foi “você está certa Lucy. Você está sempre certa”.
Não foi “não acredito que a Lucy ainda tá aqui depois de todo esse trabalho. Tenho vergonha de mim”.
Foi: “oi Lucy. Relaxe”.

Algumas vezes convido a Lucy para uma xícara de chá e sento com ela. Mas não deixo ela assumir o controle. Podemos ser hospitaleiros e até gentis, mas só para dá-la um espaço. Agora estou consciente da Lucy. E sei que minha consciência é mais forte que ela.”

//

Tradução @_dharmalog

#sharonsalzberg #críticointerno #autocrítica #superego #charliebrown #lucy #autoconhecimento #consciência #autoobservação #terapia #quadrinhos #psicologia

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Talvez todos os dragões de nossas vidas sejam princesas que estão apenas espera
“Talvez todos os dragões de nossas vidas sejam princesas que estão apenas...
Leia Mais
Join the Conversation

10 Comments

  1. says: Maria Terêsa Borges

    Maravilha ? A minha chama-se “sargento” e ainda não consegui levar leveza e flexibilidade para a conversa com ela. Boa noite! Namastê ?????????

  2. says: Daniela Fregonese

    Meu crítico interno é um dragão que cospe fogo, assustador, que foi sempre engolindo muitas coisas e incorporou os gritos da minha mãe, o olhar furioso de professores, o policial bravo, o cachorro feroz e os bichos da escuridão… e esse dragão foi sempre tão poderoso, por conter em si todas as loucuras que fazem parte da minha história; gigante e poderoso por nunca estar satisfeito. Agora está ficando obeso e pesado, não tem mais tanto poder… não consegue mais voar nem cuspir fogo e só olha de longe para mim, com inveja – já que, menos medrosa, começo a alçar vôo ?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *