OS ESTADOS PSICOLÓGICOS DOMINANTES DA MENTE HUMANA “Medo e ansiedade são os est

OS ESTADOS PSICOLÓGICOS DOMINANTES DA MENTE HUMANA

“Medo e ansiedade são os estados psicológicos dominantes da mente humana. Por trás do medo está uma constante expectativa de estar certo. Temos medo do desconhecido. O desejo da mente por confirmação está enraizado em nosso medo da impermanência.

O destemor é gerado quando você pode apreciar a incerteza, quando você tem fé na impossibilidade desses componentes interconectados permanecerem estáticos e permanentes. Você vai se ver, num senso muito verdadeiro, preparando-se para o pior enquanto permite-se o melhor”.

– DZONGSAR KHYENTSE RINPOCHE (em “What Makes You Not a Buddhist”)

Simples de ser falado, não tão simples de ser vivido e realizado. Esse medo engloba praticamente todos os outros medos que temos, pois quase tudo que fazemos é construir certezas, nos apoiar mentalmente em corpos, pensamentos, identidades, fazer planos e tentar realizá-los. Embora a realidade se mova o tempo todo, temos um desejo de que algumas coisas permaneçam estáticas. É uma incongruência com a qual todos vivemos naturalmente, como se fosse normal e possível. No fundo, estamos negando a impermanência, secretamente desejando que “nada de mal” nos aconteça, só que neste caso o mal também se confunde com o término das coisas e o nascimento de outras. É uma confusão e uma angústia constante.

Por isso Robert Thurman disse certa vez que “os Budas se divertem mais”. Talvez porque eles estejam acostumados com a realidade como ela é, e não desejam que nada fique estático e permanente. Podem jogar futebol sem medo.

* * * * *

Arte: @qiang.huang ?

#dzongsarkhhyentserinpoche #medo #ansiedade #destemor #mentehumana #mentesana #impermanência #anicca #budismo #psicologia #estadospsicologicos #interser #dharma #budas #diversão #leveza #futebol #robertthurman

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
O poema inteiro: “Depois de um tempo você aprende a sutil diferença entre segur
O poema inteiro: “Depois de um tempo você aprende a sutil diferença...
Leia Mais
Join the Conversation

5 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *