“A vida é como o jazz. A maior parte é improviso; não se pode controlar todas as

“A vida é como o jazz.
A maior parte é improviso; não se pode controlar todas as variáveis.
Devemos viver com ousadia e estilo,
não importa o que aconteça”.
– HAEMIN SUNIM (em “As Coisas Que Você Só Vê Quando Desacelera”)

Um exercício de perspectiva pode mostrar como não temos controle das principais coisas em nossas vidas. Olhe pra trás, na sua história, e veja quantos dos principais eventos, quantos dos mais determinantes eventos, foram planejados ou previstos.

Seu primeiro emprego? Como você chegou no emprego atual? O encontro com seu cônjuge? O modo como aconteceu? A casa que você mora? Talvez até a cidade? Uma viagem que lhe surpreendeu? Seus livros favoritos? Como despertou para a espiritualidade?

Frequentemente os principais eventos acontecem por esbarrões, por ter visto uma oferta por acaso num jornal, num site, porque alguém apresentou alguém a você num happy hour, porque o amigo de um amigo lhe recomendou a uma empresa, porque você teve que viajar às pressas e no destino teve um encontro decisivo, etc.

No nosso próprio dia-a-dia, não sabemos o que vai acontecer, por mais que planejemos ou achemos que temos o controle. Não sabemos como estará nossa saúde em 6 meses, nem o que nos interesserará, nem quais filmes vamos assistir daqui a 6 meses, quais projetos estaremos trabalhando, quais pessoas encontraremos, quais assuntos nos atrairão, que livros leremos, a quais encontros iremos, como estará nossa mente e nossa atitude perante nossa vida, se estaremos em um relacionamento ou não, se estaremos morando na mesma casa, na mesma cidade, etc.

Não sabemos a música que estará tocando. Saber dançá-la e querer dançá-la pode ser transformador para a vida. Ou então não dançaremos…

#controle #imprevisibilidade #dança #fluir #fluircomavida #jazz #música #inspiração #improvisação #literatura # #ascoisasqueovocêsóvêquandodesacelera #livros #trechosdelivros #trechodelivro #descontrole

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“A vigilância é o caminho da imortalidade – Nibbana (Nirvana) (*). A negligência
“A vigilância é o caminho da imortalidade – Nibbana (Nirvana) (*). A...
Leia Mais
Join the Conversation

10 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *