“Se sua mente se torna firme como uma rocha e não mais chacoalha Em um mundo ond

“Se sua mente se torna firme como uma rocha e não mais chacoalha
Em um mundo onde tudo está chacoalhando
Sua mente será sua maior amiga
e o sofrimento não aparecerá no seu caminho”.
– O Buda (Therag?th? 2.36)

Às vezes esse mesmo verso é traduzido em forma de questionamentos, ou perguntas. “Se sua mente é livre de desejos entre as coisas desejosas, se sua mente não se agita entre as coisas agitadas, de onde virá o sofrimento?”

Esse tipo de ensinamento em forma de pergunta é interessante pois provoca mais a pensar, mesmo que a intenção da pergunta seja na verdade afirmar.

A firmeza associada à mente nesse verso não é uma rigidez nem um tensão, embora a metáfora da rocha possa induzir. É uma estabilidade inquebrável (como a rocha). Uma estabilidade que apesar de mental é firme, está bem sustentada no meio das agitações e tempestade de desejos do mundo. A mente como uma rocha não está passível de qualquer distração, mas está além delas.

#buda #buddha #theragatha #dharma #dhamma #budismo #meditação #treinamentodamente #espiritualidade #firmeza #estabilidade #disciplina #dharana #shamatha #vipassana #disciplina #agitação #ansiedade #sofrimento #caminho #caminhoespiritual

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Porque nós só ‘descansamos em paz’ ?? Porque não vivemos em paz também?” ??? D
“Porque nós só ‘descansamos em paz’ ?? Porque não vivemos em paz...
Leia Mais
Join the Conversation

2 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    Lembrou a postura da montanha do Yoga, Tadasana…qd fazemos a ideia é essa. Firme como uma montanha. Não dura e rígida. Firme. Presente. No seu lugar. Essa postura precisa de pés bem plantados. A base é tudo. E todo o resto acompanha nessa presença, encaixe e firmeza. E de olhos fechados somos montanhas…E a mente é montanha. E o coração é montanha. Grandiosos. Firmes. Plenos. E nada pode abalar-nos. A não ser, nós mesmos. É uma escolha. ?? ?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *