“Este “dukkha”, este sofrimento, é a primeira das quatro nobres verdades (que Bu

“Este “dukkha”, este sofrimento,
é a primeira das quatro nobres verdades (que Buda ensinou).
A maioria das pessoas quer fugir disso.
Não querem ter nenhum tipo de sofrimento.
Na verdade, esse sofrimento é o que nos traz sabedoria;
nos faz contemplar dukkha.
A felicidade (sukha) tende a nos fazer fechar os olhos e os ouvidos.
Não nos permite desenvolver paciência.
Conforto e felicidade nos tornam displicentes.
Dessas duas impurezas, dukkha é a mais fácil de ver.
Portanto, devemos trazer o sofrimento à consciência para pôr fim ao nosso sofrimento.
Devemos primeiro saber o que é dukkha antes que possamos saber como praticar a meditação.”
– AJAHN CHAH (em “O Treinamento do Coração”

Relembrando John Dewey, “não aprendemos pela experiência, mas por refletir sobre a experiência”, podemos ver nesse trecho acima que nossa experiência de sofrimento pode ser repetida infinitamente se apenas tentarmos fugir dela o tempo todo. Ao ver o sofrimento, ao trazê-lo à consciência (e ao refletir sobre ele), podemos aprender algo.

Qual o problema de meditar sem fazer esse contato com dukkha? É que inconscientemente podemos estar buscando sukkha (felicidade) e bloqueando a visão e o contato com o sofrimento dentro de nós. Que é o que fazemos na vida cotidiana, constantemente driblando e se esquivando, se não construindo castelos contra ele, não só no ambiente físico, mas na mente. A realidade fica incompleta e quebrada, nossa visão fica bloqueada, e não há como meditar com “olhos fechados”.

Até mesmo a busca incenssante por sukkha por ser sofrimento. A impermanência só não é angústia e inferno para quem despertou.

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