“Quando as coisas externas a nós se tornam de grande importância, estamos intern

“Quando as coisas externas a nós se tornam de grande importância, estamos internamente pobres.”
– JIDDU KRISHNAMURTI (em “The Only Revolution”)

Uma tradução brasileira coloca a parte final desta frase de forma ligeriamente diferente, como “interiormente ficamos empobrecidos”.

Em inglês, a frase é “we are inwardly poverty-ridden”, que, mais literalmente, quer dizer algo como “estamos internamente orientados pela pobreza”, ou “carregados pela pobreza”, ou ainda “obcecados pela pobreza”. Nossa mentalidade está tomada por uma idéia da pobreza, de que não há nada ali, ou, quando muito, há pouco.

Na verdade, não podemos ser verdadeiramente pobres internamente, mas nossa mente está iludida e presa nesse esquema de pobreza, nessa crença de pobreza, nessa “visão” de pobreza, e por isso se lança ao externo.

“Quando há pobreza interna, há a vontade de preenchê-la”. (idem)

Preenchê-la com as coisas externas. E assim as coisas externas ganham mais e mais importância, e vamos mais e mais à elas. Sem conseguir preencher de fato a pobreza interna com elas, a busca por esse preenchimento pode ser eterna.

Essa é, não coincidentemente, uma das definições de samsara. O ciclo de repetições da existência presa às ilusões.

#pobreza #riqueza #espiritualidade #krishnamurti #jiddukrishnamurti #filosofia #filosofiadevida #pensamentos #aúnicarevolução #theonlyrevolution #autoconhecimento #vidainterior #interiorização #preocupaçõesmundanas #samsara #matrix #teosofia #verdade #buscadaverdade #buscaespiritual #caminhoespiritual

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
10 RAZÕES PARA FAZER A GRANDE VIAGEM DO AUTOCONHECIMENTO (passe os slides deste
10 RAZÕES PARA FAZER A GRANDE VIAGEM DO AUTOCONHECIMENTO (passe os slides...
Leia Mais
Join the Conversation

15 Comments

  1. says: Sofia Correia

    Para mim, a ideia de pobreza lida foi aquela do vazio interno, do procurar fora o reconhecimento, o fortalecimento, a alegria, a saúde, etc…elementos da vida que deveríamos buscar dentro. Assim, a partir dessa pobreza interna o sistema humano social se alimenta, afirmando que a pobreza é de nível material e que ser pobre é Ser inferior, assim, todos procuram ser ricos e nada mais…ser é ter. E essa riqueza que pode ser interna, do ser você , se perde no discurso do ter e do precisar do reconhecimento externo, da ostentação, do …quando um formato externo de vida se impõe como felicidade, plenitude e libertação. Pura ilusão capitalista.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *