DEVEMOS NOS FAZER ESSA PERGUNTA “O que me impede de fazer o que eu quero como u

DEVEMOS NOS FAZER ESSA PERGUNTA

“O que me impede de fazer o que eu quero como um praticante? Devemos nos fazer essa pergunta. Grandes praticantes do passado não tinham as distrações que nós temos, por mais nobres que pareçam nossos objetivos, porque esses praticantes levaram a impermanência muito a sério.

Por isso devemos endereçar honestamente nossos apegos que nos mantém distraídos. Se olharmos bem, veremos que com os apegos há sempre um senso de estar preso a um fardo, por mais nobre que seja. Isso não tem a ver com nos livrarmos dos nossos apegos, nem planejar tal coisa. É OK ter apego, todos temos.

Mas como praticantes responsáveis, devemos olhar para nossos apegos o contexto deste nascimento humano precioso, e da impermanência, e do que gostaríamos de realizar como praticantes. E então fazer aspirações e contemplar como querer usar o tempo que temos à frente.”

– DZIGAR KONGTRUL RINPOCHE

Ah, o realismo na lata! Olhar para a própria vida com clareza e colocar o trem nos trilhos. E ir em frente.

Mensagem libertadora para nós, o povo dos atalhos. Nós, o povo dos truques. Nós, o povo escolhido que não precisa se empenhar. Nós, o povo em que as coisas darão certo. Nós, o povo que desperta repentinamente.

Um dos pontos que me chama mais atenção nessa mensagem de Dzigar Kongtrul é a inclusão do apego. Ok, você tem apego? Tudo certo. Coloque ele junto na mala, mas decida o que você quer vestir. Sonhar com um momento em que não exista apego pode ser delírio. Tem que ir com apego e tudo.

Mas, claro, saber o que quer da vida. Assim o apego pode ocupar seu lugar secundário.

* * * * *

Vamos falar mais disso?
MENTORIA EXPRESSA AO VIVO
DIA 7 DE JUNHO, 20H, NO INSTA (aberto & grátis)
com Nando Pereira, terapeuta idealizador do Dharmalog
+ Abertura das inscrições para a Mentoria de Meditação de 30 dias, que inicia nos dia 15 de junho. Veja mais em mentoriadameditacao.com.

Coloque seu nome na lista pra receber o link com antencedência e 40% de desconto.

>>> LINK NA BIO

Arte: @marianopeccinetti ?

#prática #espiritualidade #meditação #ensinamentos #dzigarkongtrulrinpoche #budismo #comomeditar #práticadiária #disciplina #procrastinação #meditando #mentoria

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
˜Mindfulness é, acima de tudo, a capacidade de simplesmente reconhecer a presenç
˜Mindfulness é, acima de tudo, a capacidade de simplesmente reconhecer a presença...
Leia Mais
Join the Conversation

8 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    Se pudesse aqui registrar a gaitada que dei com a frase: ” nós, o povo escolhido, que não precisa se empenhar “. ????? além das distrações que temos hoje, nós temos esse equívoco rolando solto e a todo vapor , especialmente no mundo virtual, de que somos especiais e basta pensar positivo que tudo muda. E muito esforço é para os fracos que têm energia negativa. Pq seres especiais só têm luz dentro de si. ??? queria dizer que Darth Vader era um Jedi, hein. ?? Que “a Força esteja conosco” para seguirmos firmes nesse desafio diário de olharmos para sombra e luz, assumindo-as. Sem atalhos. Firmes.

  2. says: May Cipriano's

    Ah mensagem tem um conteúdo riquíssimo… Mas não sei como dizer-lhes.. A forma como está escrita está completamente confusa. É possível tentarem expor novamente o que querem dizer nesse post? A escrita não está muito clara.

  3. says: Maria Cristina Carvalho

    E eu q vi está postagem no seu story e falei…não vou lá ver o q é agora, vai q é uma pergunta ‘cabeluda’….ahhhh, tem q rir da minha fuga né….mas eu vim, eu li e conclui q até mesmo a minha busca pela liberdade é um apego…a ideia de ser livre…internamente a ponto de transparecer…de apenas ficar por querer…me apeguei a ela….e acaba q esqueço de praticar ela, colocar empenho a cada dia por está busca….como meditar, as vezes me obrigo a sentar e meditar….me apeguei a ideia de q devo sentar e meditar e acabo q não medito….mente cansada e confusa hoje….vou respirar….obrigada por me trazer de volta ??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *