Há várias formas de ver e entender o sofrimento humano, da mente humana. Essa, d

Há várias formas de ver e entender o sofrimento humano, da mente humana. Essa, do autor inglês Rupert Spira (“The Transparency of Things”, “You Are The Happiness You Seek”), é uma delas:

“Não é possível sofrer no agora.
Não há sofrimento no agora.
Nosso sofrimento está contido na distância entre o agora e onde eu quero estar.
Nosso sofrimento é a tensão entre o agora e o não-agora (onde eu quero estar)”.
– RUPERT SPIRA

É necessário refletir sobre isso. Sobre o que é sofrer no agora. Sobre o que é estar totalmente no agora e como isso impede o sofrimento. Como o sofrimento precisa que seu pensamento entre em ação e projete um futuro, qualquer futuro, da próxima hora ao próximo século.

Essa investigação é fundamental na jornada para nossa busca de conhecimento maior sobre essa existência. E sobre o nosso sofrimento. Não é exatamente um remédio fácil contra o sofrimento (a última coisa que queremos é escapismo, por favor), pois o sofrimento existe e pode ser bem dolorido e difícil de ser superado, mas uma maneira de compreendê-lo profundamente, a partir da criação dele dentro de nós. Isso pode alterar a relação que temos com o sofrimento, e o próprio sofrimento, conforme for realizado.

#sofrimento #pazmental #sofrimentomental #cura #mentesana #reflexão #buscadaverdade #verdade #psicologia #rupertspira #nao-dualidade #sabedoria #autoconhecimento #sofrer #superarosofrimento #agora #aquiagora #presença #plenitude #reelsdodia

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Se você olhar com atenção, não funciona. Só funciona se você não olhar com aten
“Se você olhar com atenção, não funciona. Só funciona se você não...
Leia Mais
Join the Conversation

15 Comments

  1. says: Juliana Monteiro ?

    Entendo quando relacionam dor com sofrimento. Mas é preciso pensar que quando há dor (agora) há uma projeção no desejo do alívio, então, o sofrimento é gerado . Porque não há desejo de alívio na ausência de dor, seja ela física, ou de qualquer ordem.

  2. says: Gabriel Araujo

    Sofrimento é igual a eu querer estar no “não agora “?…. Somos insanos ?… qual é a chance de eu ser bem sucedido neste projeto ?

  3. says: Cristiana Dias Baptista

    Acho que a frase chave está na sua explicação, compreender a ideia de presença altera nossa relação com o sofrimento.

  4. says: Aulas com instrutor de meditação

    Temos que tomar muito cuidado com esses cortes, pois vejo pessoas criando apego ao momento presente e o apego é a origem de todos sofrimentos. Devemos nos desapegar até mesmo do momento presente para criar, o que o monge Youngey Mibgyur Rinpoche diz ser, a liberdade vertical, aí sim a mente começa a se desprender do sofrimento

  5. says: Vera Lucia Voss Arellano

    E o sofrimento de ver um filho fazendo más escolhas, perdendo pras drogas?…. O sofrimento da morte da mãe, esposo ou alguém muito muito querido? Eu não sei lidar com isso sem sofrer….e muito…

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *