O BOTE SÓ PODE SER ABANDONADO DEPOIS DE ATRAVESSAR O RIO “Não podemos simplesme

O BOTE SÓ PODE SER ABANDONADO DEPOIS DE ATRAVESSAR O RIO

“Não podemos simplesmente racionalizar internamente dizendo que “tudo é ilusório”, que não há carma, que não há Buda, nem seres sencientes, e então não precisamos de nenhum Dharma. Embora a verdade possa ser essa, nossa percepção ainda não atingiu esse grau para nos garantir tal reação; assim como todos sabem que os sonhos são irreais mas ninguém quer ter pesadelos, não conseguimos fazer nada quando os pesadelos vem. Portanto, antes de alcançar a realização final, precisamos ainda respeitar o infalível e evitar o sofrimento, resistindo ao fato de serem ilusórios na realidade. Não podemos achar que vamos resolver tudo simplesmente dizendo “deixe ir” ou “não se apegue”. O bote só pode ser abandonado depois de atravessar o rio. Para cruzar para a outra margem do rio do samsara, não podemos abandonar o navio da prática”.
– KHENCHE TSULTRIM LODRO RINPOCHE (em “The Handbook for Life’s Journey”)

Quem já tentou só falar ou só racionalizar esses conceitos da espiritualidade sabe que não funciona. A compreensão intelectual é apenas uma parte da história, não é a história toda. Quando chega uma crise, um evento que coloca essa racionalização à prova, fica claro que, lá no fundo, acreditamos nos pesadelos, nos apegamos, não deixamos ir.

A prática é a chave para que essa compreensão mais profunda comece a se estabelecer no nível da percepção real. A prática não é uma penitência de bons buscadores, nem um auto-flagelo para conquista de mérito. Também não é uma auto-lavagem cerebral. É um espaço de contemplação profunda e abertura onde podemos ir vendo, pouco a pouco, “como as coisas são” (essa que é, inclusive, uma das traduções para “Dharma”).

Essa é a travessia para a outra margem do rio.

* * *

Vamos reinspirar a prática?

MENTORIA DE MEDITAÇÃO – NOVO GRUPO
Início 15 de junho, duração de 1 mês
Para aprimorar, aprofundar e inspirar a prática.
Com Nando Pereira, psicoterapeuta e idealizador do Dharmalog
Entre na lista: LINK NA BIO

Mais detalhes nos próximos posts!

* * *

Arte: Alfred Stevens, “Moonlit Landscape” (1894), via @dailyartuk

#praticaespiritual #dharma #meditacao

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Todo sofrimento é uma semente búdica. Porque o sofrimento impele os mortais a v
“Todo sofrimento é uma semente búdica. Porque o sofrimento impele os mortais...
Leia Mais
Join the Conversation

8 Comments

  1. says: Larissa Timo

    Se não estivermos com o caminho muito bem pavimentado, não conseguimos lidar com o vazio que surge ao pensar que “tudo é ilusório”. Excelente texto, como sempre! ???

  2. says: Juliana Monteiro ?

    A compreensão desses conceitos espirituais de grande valor só se consegue através da pura vivência de uma realidade tangivel que nos põe a prova de tudo que o conhecimento abriga, mas que só a prática ensina a de fato concretizar ?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *