DIA DE VESAK, LUA CHEIA DO BUDA Neste dia 16 de maio, de madrugada, passará por

DIA DE VESAK, LUA CHEIA DO BUDA

Neste dia 16 de maio, de madrugada, passará por aqui a Lua Cheia de maio, que marca o Dia do Buda, o Vesak, o Festival em que se comemora o Nascimento, a Iluminação e Paranirvana do Buda.

Para os budistas, essa é uma celebração clássica muito importante, mas mesmo para quem não é budista, como já falei outro dia, é interessante reconhecer a importância desse grande ser, que deixou uma herança de sabedoria espiritual incomensurável. A transformação que o Buda causou, e o Budismo constrúido depois dele, com toda sua riqueza, é inegável.
?
Com ele nasceram ensinamentos preciosos a respeito da cura do sofrimento, da ignorância e das emoções degradantes, com Buda veio um caminho empírico para o despertar para a verdade, veio o reconhecimento que todos temos a natureza búdica, iluminada, que por si só é uma mudança de paradigma fantástica para a cultura ocidental. Com Buda vieram ensinamentos profundos sobre a meditação, a compaixão e a vacuidade, e com a iluminação de Buda veio o exemplo para nossa própria iluminação, por nosso próprio empenho e prática.?
?
Como se diz em Pali, a lingua original do Buda histórico:

Namo Tassa Bhagavato Arahato Samma Sambuddhassa?

“Honra ao Abençoado, ao Digno de Louvor, ao Perfeitamente Iluminado”.

Aos interessados, a recomendação é meditação, elevadas intenções e mantras e honras ao Buda. Intenções auspiciosas de longo prazo para si mesmo e para todos os seres também. Como oferendas, velas, lamparinas, lanternas, além de flores e incensos.

#vesak2022 #wesak2022 #festivalvesak #buda #buddha #budismo #celebração #luacheiademaio #namotassabhagavatoarahatosammasambuddhassa? #dharma #sangha #sabedoria #espiritualidade

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Com cada cinco minutos de descanso hoje, o mundo estará mais próximo do despert
“Com cada cinco minutos de descanso hoje, o mundo estará mais próximo...
Leia Mais
Join the Conversation

15 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *