“Quando dizemos Buda, naturalmente pensamos no príncipe indiano Sidarta Gautama

“Quando dizemos Buda, naturalmente pensamos no príncipe indiano Sidarta Gautama que atingiu a iluminação… Mas Buda tem um significado mais profundo. Significa uma pessoa, qualquer pessoa, que despertou completamente da ignorância e abriu seu vasto potencial de sabedoria.

Um buda é alguém que acabou com o sofrimento e frustração, e descobriu uma felicidade e uma paz duradoura e infinita. Mas para muitos de nós nessa era cética, esse estado parece uma fantasia ou um sonho, ou uma conquista muito distante das nossas possibilidades. É importante lembrar que Buda era um ser humano como você e eu. Ele nunca se disse divino, apenas descobriu que tinha a natureza búdica, a semente da iluminação, e que todos tinham também.

Essa é a boa notícia que o Buda nos trouxe da sua iluminação em Bodigaya, na qual muitos se inspiram. Sua mensagem – de que a iluminação está ao alcance de todos – contém uma tremenda esperança. Através da prática, nós também podemos nos tornar despertos. Se isso não fosse verdade, inúmeros indivíduos até esta presente dia nunca teria se iluminado.”

– SOGYAL RINPOCHE

A frase original do Reels está também no post anterior (no Feed):

“Um Buda é a borboleta que finalmente surge do casulo da forma humana. Um Buda não é só uma pessoa perfeita que viveu em algum momento da história. Você e eu nos tornarmos Budas.”
– ROBERT A. F. THURMAN

* * * * *

#buda #budeidade #naturezadebuda #iluminação #despertar #sogyalrinpoche #borboleta #robertthurman #bobthurman #meditação #caminhoespiritual #religião #vipassana #despertar #despertardaconsciência #despertardaconsciencia #nirvana

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Pergunta: Sou um iniciante. Como deveria começar? BHAGAVAN SRI RAMANA MAHARSHI:
Pergunta: Sou um iniciante. Como deveria começar? BHAGAVAN SRI RAMANA MAHARSHI: Onde...
Leia Mais
Join the Conversation

15 Comments

  1. says: Gabriela

    Lindo ? acho que a parte mais desafiadora é que ainda temos uma forma muito racional de ver o despertar e nem percebemos, sendo que, para realmente atingirmos esse estado, temos que nos livrar da própria vontade de despertar. Texto muito bom!!

  2. says: Lene Saldanha

    Somos dependentes de ídolos, Mestres, Gurus, né. Daí a gente se fixa tanto na imagem que esquece do ensinamento de sentir por si mesmo. Entendo que Buda difundiu isso: ouça, experimente e se não fizer sentido esqueça. Se fizer, pratique. Ninguém teria que segui-lo por adoração. Mas a gente sempre busca um salvador fora de nós…E aí tido se complica e nos perdemos do principal: nossa natureza também budica. ?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *