O QUE É ISSO QUE CHAMO “EU”? O que é isso que vejo no espelho? Quem realmente é

O QUE É ISSO QUE CHAMO “EU”?

O que é isso que vejo no espelho?
Quem realmente é isso que vejo no espelho?
Há uma definição? Há um centro, por trás dos olhos e do corpo?
Quem realmente sou eu?

Essa é a pergunta-chave que traz o máximo despertar da consciência e a máxima liberação de acordo com os ensinamentos de sábios como Sri Ramana Maharshi. Ele aconselhava todos que lhe questionavam sobre os assuntos da espiritualidade e do autocohecimento a entrar na prática de perguntarem quem realmente são. Ou, “a quem esses pensamentos ocorrem?”. E se dedicarem inteiramente a ela.

É uma forma de meditação. Buscar a identidade que comumente chamamos de eu e estabilizar a atenção nesse questionamento, de forma que algo seja descoberto ou revelado através dessa prática.

“As pessoas esperam que algum milagre aconteça, que algo caia do céu como um raio. Não é nada disso. Apenas a noção que você é o corpo, que você é isso ou aquilo, irá desaparecer, e você permanecerá como você é”.
– SRI RAMANA MAHARSHI (em “Subbaramayya Reminescences”)

É comum assumirmos esse “eu” como já conhecido, como óbvio, e inclusive fazermos investigações filosóficas e espirituais baseadas nesse eu, deixando-o intacto. Mas aqui é esse eu que deve ser questionado. Profundamente. Essa suposição deve ser questionada, essa convenção deve ser questionada. Como dar um passo atrás, um imenso passo atrás.

QUEM

OU O QUE

SOU

“EU”?

?

?

?

* * * * *

Arte de @alex.makes.drawings ?? (com tradução livre)

#autoconhecimento #mahayoga #vedanta #sriramanamaharshi #quemsoueu #whoyouare #conheceatimesmo #knowthyself #frasedodia #imagemdodia #reflexãododia #yoga #autoinvestigação #autoobservação #meditação #india

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Estar presente não deveria ser um esforço, pois já estamos onde estamos.” – CLA
“Estar presente não deveria ser um esforço, pois já estamos onde estamos.”...
Leia Mais
Join the Conversation

11 Comments

  1. says: Poesia Viva

    Direi que o meu apego a mim mesma pelo que sinto e vejo profundamente aqui dentro é isso que chamamos de eu ou identidade ou ego. Obrigada @_dharmalog por seu trabalho esmerado. Salve ?

  2. says: Poesia Viva

    Seicho-no-ie diz que não precisamos fazer muito esforço para a dissolução do ego. “Quando o ego é anulado, Deus se manisfesta”. Fonte: calendário Seicho-no-ie 2011

  3. says: Lene Saldanha

    Um único comentário posso fazer aqui: quem sou eu?… não há resposta imediata e nem pronta. Pq não é a resposta que interessa, mas sim a pergunta que deve permanecer ecoando por vidas dentro de mim. Quem sou eu? Sem espera de milagres…?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *