O QUE É ISSO QUE CHAMO “EU”? O que é isso que vejo no espelho? Quem realmente é

O QUE É ISSO QUE CHAMO “EU”?

O que é isso que vejo no espelho?
Quem realmente é isso que vejo no espelho?
Há uma definição? Há um centro, por trás dos olhos e do corpo?
Quem realmente sou eu?

Essa é a pergunta-chave que traz o máximo despertar da consciência e a máxima liberação de acordo com os ensinamentos de sábios como Sri Ramana Maharshi. Ele aconselhava todos que lhe questionavam sobre os assuntos da espiritualidade e do autocohecimento a entrar na prática de perguntarem quem realmente são. Ou, “a quem esses pensamentos ocorrem?”. E se dedicarem inteiramente a ela.

É uma forma de meditação. Buscar a identidade que comumente chamamos de eu e estabilizar a atenção nesse questionamento, de forma que algo seja descoberto ou revelado através dessa prática.

“As pessoas esperam que algum milagre aconteça, que algo caia do céu como um raio. Não é nada disso. Apenas a noção que você é o corpo, que você é isso ou aquilo, irá desaparecer, e você permanecerá como você é”.
– SRI RAMANA MAHARSHI (em “Subbaramayya Reminescences”)

É comum assumirmos esse “eu” como já conhecido, como óbvio, e inclusive fazermos investigações filosóficas e espirituais baseadas nesse eu, deixando-o intacto. Mas aqui é esse eu que deve ser questionado. Profundamente. Essa suposição deve ser questionada, essa convenção deve ser questionada. Como dar um passo atrás, um imenso passo atrás.

QUEM

OU O QUE

SOU

“EU”?

?

?

?

* * * * *

Arte de @alex.makes.drawings ?? (com tradução livre)

#autoconhecimento #mahayoga #vedanta #sriramanamaharshi #quemsoueu #whoyouare #conheceatimesmo #knowthyself #frasedodia #imagemdodia #reflexãododia #yoga #autoinvestigação #autoobservação #meditação #india

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“O mundo não será salvo por mentes antigas com novos programas. Se ele for salvo
“O mundo não será salvo por mentes antigas com novos programas. Se...
Leia Mais
Join the Conversation

11 Comments

  1. says: Poesia Viva

    Direi que o meu apego a mim mesma pelo que sinto e vejo profundamente aqui dentro é isso que chamamos de eu ou identidade ou ego. Obrigada @_dharmalog por seu trabalho esmerado. Salve ?

  2. says: Poesia Viva

    Seicho-no-ie diz que não precisamos fazer muito esforço para a dissolução do ego. “Quando o ego é anulado, Deus se manisfesta”. Fonte: calendário Seicho-no-ie 2011

  3. says: Lene Saldanha

    Um único comentário posso fazer aqui: quem sou eu?… não há resposta imediata e nem pronta. Pq não é a resposta que interessa, mas sim a pergunta que deve permanecer ecoando por vidas dentro de mim. Quem sou eu? Sem espera de milagres…?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *