“Se as pessoas parassem de reclamar “ah sou um pecador” e usassem essa energia p

“Se as pessoas parassem de reclamar “ah sou um pecador” e usassem essa energia para praticar, já estariam todas iluminadas”.?
— SRI RAMANA MAHARSHI?
?
Hoje ninguém mais usa essa expressão “pecador”, mas a essência da auto-imagem deficiente e da insatisfação ininterrupta é a mesma. Ou pior. ?
?
Essa frase foi publicada no Dharmalog há 2 anos, mas é tão boa que vamos tomar uma segunda dose.

Mesmo que a gente não identifique nossa insatisfação conosco mesmos como “reclamação”, ela pode acontecer de várias maneiras, inclusive sutis e quase transparentes. Como uma série de metas, alvos, conquistas, como maquiagens, roupas, sapatos, como programas, viagens, restaurantes, como leituras, meditações, academias. Sim, tudo isso pode ser feito com alegria e satisfação, mas geralmente é feita com motivações de dificiência.

Parte da prática inclusive é destinada a tomar consciência desses pensamentos de deficiência, mas enquanto estamos dedicando nossa energia a eles, engajados em reclamar e correr e aprimorar, não estaremos praticando.

Como disse Luang Po Sucitto (no post de 2 dias atrás), o que precisamos trabalhar e ter clareza é “estar conscientes do que fazemos enquanto fazemos”.

Inclusive da energia que gastamos em pensar “ah, sou um pecador”, “ah, sou insuficiente”, ou um de seus semelhantes.
?
#sriramanamaharshi #ramanamaharshi #insuficiência #reclamação #energiapsíquica #energiamental #vitimismo #advaitavedanta #vedanta #pecado #praticaespiritual #praticadiaria #meditacao #yoga #mahayoga #sabedoria #dharma #reflexaododia

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
O caminho é inteiro sozinho, e, ao mesmo tempo, é impossível fazê-lo sozinho. /
O caminho é inteiro sozinho, e, ao mesmo tempo, é impossível fazê-lo...
Leia Mais
Join the Conversation

1 Comment

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *