“Sempre há problemas para enfrentar, o que faz a diferença é se nossas mentes es

“Sempre há problemas para enfrentar, o que faz a diferença é se nossas mentes estão calmas.”
– TENZIN GYATSO, S.S. O XIV DALAI LAMA

Tão óbvio e tão simples e tão fundamental.

Esse é um dos objetivos da prática da meditação: criar a fundação de uma mente calma, que só então pode “ver” algo além das aparências, da confusão, da agitação e das emoções desequilibradoras. Que só então pode entender alguma coisa além dos entendimentos comuns, das percepções superficiais.

“Shamatha”, a conhecida meditação budista, significa justamente “permanecer na calma” ou “estabilidade na calma” (shama no sânscrito significa paz ou calma).

Quando experimentamos qualquer emoção perturbadora, sabemos que antes de tirar qualquer conclusão, de tomar qualquer decisão ou de agir em qualquer direção, precisamos retornar a um estado de calma e equilíbrio, de lucidez e clareza, para que algo sábio possa ser feito. Ninguém vê nada nem entende nada nem faz nada direito em uma crise de ciúmes, de raiva, de tristeza, de estresse.

O problema é que, quando pior o problema, mais difícil é permanecer com a mente calma para enfrentá-lo. Mas isso é o que faz a diferença.

#calma #shamatha #tranquilidade #vipassana #meditação #dalailama #frasedodia #meditar #inspiração #frases #frasesereflexões #budismo #meditaçãobudista #práticadameditação #entendimento #compreensão #sabedoria #equilíbrioemocional #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Por isso, obviamente, não sou quem eu penso que sou”. – ALAN WATTS Por ele mes
“Por isso, obviamente, não sou quem eu penso que sou”. – ALAN...
Leia Mais
Join the Conversation

6 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *