Uma leitora pergunta, “por que tememos o amor?” Boa pergunta, né. “A mente te

Uma leitora pergunta, “por que tememos o amor?”

Boa pergunta, né.

“A mente tem medo que o coração entregue tudo”, disse Ram Dass. (tem um post do dharmalog.com sobre isso).

“O que aconteceria se o coração entregasse tudo?”, pergunta a mesma leitora.

Provavelmente o amor aconteceria.

Mas a mente acha que seria a catástrofe. A loucura. O fim de tudo. Mas só saberemos se, um dia, entregarmos tudo. Jamais saberemos se nunca entregarmos.

Eu gostaria de sugerir que experimentássemos isso em nosso relacionamento mais difícil ou problemático. Ou amoroso. Entregar tudo. Mas é difícil sugerir isso porque cada caso é um caso, e não podemos contemplar todos eles numa simples sugestão dessas. Do jeito que o mundo está, não duvido que haja abuso ou violência no meio de alguns casos, e jamais sugeriria alguém a aceitar isso, ou entregar-se a isso. Entregar, num caso desses, talvez signifique entregar o sonho de uma relação com essa pessoa, nesses termos. Entregar o apego por essa relação. Por isso sugerir algo desse tipo pra geral é inviável. Mas se você está numa relação minimamente saudável, vale a pena considerar entregar tudo. Com coração.

* * * * *

– O que é o amor?
– É a total ausência de medo, disse o mestre.
– E o que tememos tanto?
– O Amor.

* * * * *

Video: Cathy Kelley

#amor #amar #medo #medodeamar #entrega #surrender #ramdass #históriasdeamor #sabedoria #amorosidade #coragem #coração #

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
11 Perguntas Difíceis & 11 Tentativas de Respondê-las, por Alejandro Jodorowsky
O texto a seguir foi publicado pelo cineasta, escritor e terapeuta chileno...
Leia Mais
Join the Conversation

14 Comments

  1. says: Maria Cristina Carvalho

    Isto é muito lindo….e acho que o medo vem puramente da mente, nossa mente cobra, quer o retorno…e esquece de entregar, amor em sua essência nada mais é q se entregar, ao se entregar vc se abre ao mais puro e genuíno dos sentimentos….mas queremos a tal a reciprocidade né….e isto é real e muito justo….mas tenho treinado muito a entrega, se abrir e se entregar é bem difícil…abafar o ego e a vaidade não são coisas fáceis….me baseio muito nos ensinamentos de grandes almas…Jesus Cristo se entregou e amou de uma forma sem tamanho…e em consequência recebe amor infinito de incontáveis almas….não almejo chegar neste patamar, mas posso tomar seus passos como ensinamentos constantes….e é uma lição para o amor em todas as suas apresentações….amor é muito puro….obrigada por mais reflexões ??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *