“No início da jornada, você se pergunta quanto tempo vai levar e se vai consegui

“No início da jornada, você se pergunta quanto tempo vai levar e se vai conseguir nessa vida. Mais tarde, você vê que onde você vai chegar é aqui e você chegará agora. Então você para de perguntar.”
– RAM DASS

Precisamos do caminho porque não sabemos onde é a partida nem a chegada muito menos que já estamos na “chegada”.

Essa pergunta é feita por vários buscadores, inclusive é um trecho clássico da vida de Dogen Zenji, um dos maiores mestres do Zen Budismo. Se todos temos a natureza verdadeira de Buda, porque praticar? Porque se lançar a uma jornada? Peter Levitt, autor de “The Essential Dogen”, diz:

“Para responder, gostaria de oferecer uma resposta baseada nos ensinamentos de Dogen: nós praticamos porque não sabemos ainda quem ou o que somos. Mas devido a muitas causas, inclusive o sofrimento que experimentamos e a expectativa gerada por esse sofrimento, nós aspiramos saber. A aspiração leva muitas pessoas à pratica da meditação (zazen)”.

Basicamente, não sabemos. Aspiramos saber. Aí tudo começa, e leva até onde tudo termina. Nessa vida, esperamos. :)

#buscaespiritual #autoconhecimento #meditação #naturezabúdica #naturezadebuda #quemsoueu #quemsomosnós #naturezaverdadeira #verdadeiroser #verdadeiroeu #filosofia #zenbudismo #budismozen #zen #dogenzenji #eiheidogen #meditação #zazen #peterlevitt #ramdass #jornadaespiritual #espiritualidade #caminhoespiritual #autoajuda #religião #verdade #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
CADA PASSO “Cada passo parece levar um século, mas não importa quão desanimado
CADA PASSO “Cada passo parece levar um século, mas não importa quão...
Leia Mais
Join the Conversation

5 Comments

  1. says: Maria Terêsa Borges

    Início – caminho – chegada – agora é o que esperamos nesta vida. Amor, paciência e compaixão. Bom fim-de-semana Namastê ????????

  2. says: Lene Saldanha

    Aspiramos. Apenas. E entendemos que não precisamos perguntar mais. Só caminhar. Brinco que já sei que não alcançarei a iluminação nesta vida. Meus carmas não vão deixar.?. isso não me desanima. Pelo contrário. Me dar ânimo para seguir. Tento fazer sempre o meu melhor focada na sabedoria do meu coração. Pois ele já me diz que tenho feito isso de outras vidas…Uma vida de cada vez. ?? parei de perguntar e foquei em aprender com meus passos com muita honestidade comigo, colhendo meus frutos maduros verdes e podres no caminho. Acho que não há aonde chegar. Já chegamos. ?? lindo dia pra tu, Nando. ??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *