“Com cada cinco minutos de descanso hoje, o mundo estará mais próximo do despert

“Com cada cinco minutos de descanso hoje, o mundo estará mais próximo do despertar. E o momento em que o descanso será a única coisa que existe vem para mais perto de todas as mentes desgastadas e cansadas, por demais exauridas para seguirem os seus caminhos sozinhas. E elas ouvirão o pássaro começar a cantar e verão o rio fluir novamente com renascida esperança e com a energia restaurada para andar com passos leves ao longo da estrada que, de súbito, parece fácil à medida que a percorrem.”
– Helen Schucman (em “Um Curso em Milagres”, L.109)

Esse cansaço e desgaste não são necessariamente físicos. Mas mentais.

Talvez não estejamos correndo nem nos desgastando tanto fisicamente, mas mentalmente, exauridos, cansados de pensar em coisas a fazer, em obrigações, em controlar todas as experiências. Não paramos mesmo é na mente.

Para o Curso, esse cansaço nasce do equívoco do auto-isolamento: “mentes por demais exauridas para seguirem os seus caminhos sozinhas”. É uma desconexão, um eu versus o mundo.

Esta é a “lição do dia” de Um Curso em Milagres, um precioso treinamento da mente para desfazer enganos e ilusões sobre a maneira como vemos a vida e o mundo. O nome da lição é “Eu Descanso em Deus” e essa é a proposta do “algo maior” que o Curso orienta a descansar. Talvez seja possível substituir por conceitos como Ishvara ou Brahman, da tradição antiga da Índia, ou a natureza búdica (do Budismo), ou ainda pelo arquétipo de plenitude que está além do intelecto, como analisou Jung, mas pela origem cristã que tem, o Curso fala mesmo é em Deus.

Da mesma lição:

“Descanse na intemporalidade, enquanto o tempo passa sem deixar seu toque sobre ti, pois o teu descanso nunca pode mudar de modo algum. Hoje, descansas. E, ao fechares os olhos, afunda na serenidade. Deixa que esses períodos de descanso e pausa reassegurem à tua mente que todas as tuas fantasias frenéticas não passavam de sonhos febris que se foram. Deixa a tua mente ficar serena e aceitar com gratidão a sua cura. Nenhum sonho amedrontador virá, agora que descansas em Deus. Reserva tempo hoje para passar dos sonhos à paz.”

* * *

Foto: @susanna_trysefjord ?

#descanso #despertar #despertardaconsciência

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
O poema inteiro: “Depois de um tempo você aprende a sutil diferença entre segur
O poema inteiro: “Depois de um tempo você aprende a sutil diferença...
Leia Mais
Join the Conversation

4 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    As pausas. Não pode haver vida sem elas. O silêncio. Não pode haver vida sem ele. O descanso na contemplação. O ouvir e sentir a respiração. A plenitude. Vivemos no excesso. Vivemos de excessos. E cansa. Lógico que cansa. Nadamos contra a maré achando que o fluxo é esse. Nem percebemos o qt esforço fazemos. E se percebemos, acreditamos isso ser nornal. Hoje mesmo falei sobre isso em aula…é preciso parar. Ficar conosco. Ficar presentes. Deixar espaço para arejar a mente, o coração e o espírito. Limpar por dentro. Andamos sujos. Cheios de lixo por dentro. E se não faxinarmos, apodreceremos…

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *