“Se todos os danos, medos e sofrimentos no mundo surgem do apego ao eu, pra que eu preciso desse grande demônio?”
– SHANTIDEVA (em “O Guia De Estilo de Vida do Bodisatva)
“O grande fantasma” é outra tradução que se encontra para o grande demônio. “O grande espírito do mal” ainda outra. O que mais conta é que realmente não há uma tal entidade, mas é o próprio apego (ao eu) que é o grande vulto fantasma causador do dano e do sofrimento.
Numa tradução para o português por Kelsang Pelsang (do inglês por Neil Elliott), os versos ficaram assim:
“Se os tormentos deste mundo –
Todo o medo mental e dor física –
Surgem de apreciar a si mesmo,
De que nos serve esse espírito horripilante?”
Aqui temos “apreciar a si mesmo”, que parece uma descrição mais sofisticada e menos negativa do que “apego ao eu” (“self-grasping”, no inglês). E também o grande demônio aparece como “espírito horripilante”, que é algo mais horroroso.
Seja qual for a forma, o principal aí é a associação direta que Shantideva faz entre “todos os danos, medos e sofrimentos do mundo” com a apreciação e apego ao eu, à atenção prioritária a esse eu.
Todos os danos, medos e sofrimentos. Não é pouca coisa.
Eu, eu, eu.
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queria saber a resposta… ????
Alguém teria a resposta do Shantideva? ??
Ele faz parte do estado primitivo animal ignorante do homem, autoconhecimento traz lucidez
Muito bom ??? existe spotify uma playlist do Lama Michel Rinpoche, comentando em português, todo o livro “O Guia De Estilo de Vida do Bodisatva”.
O ego é personalização de todos o desejos do continium mental