“O que quer que aconteça – é parte de um processo de aprendizado. Portanto, não

“O que quer que aconteça – é parte de um processo de aprendizado. Portanto, não há nada a culpar; tudo é o caminho, tudo é Dharma.”
– CHOGYAM TRUNGPA RINPOCHE (em “The Heart of the Buddha”)

Essa frase de Trungpa está no capítulo “Tomando refúgio no Dharma”, que é um dos preceitos que os aspirantes adotam para se tornarem budistas (junto de tomarem refúgio no Buda e na Sanga). Tomar refúgio no Dharma, no sentido deste capítulo, significa aprender com tudo o que acontece, tomar tudo que acontece como caminho para aprender e descobrir, como “prática” (espiritual). Aprender, neste caso, a compreender os ensinamentos das verdades segundo Buda.

Isso é um antídoto para o esquema básico que adotamos em nossas experiências de vida que Trungpa chama de um processo “puramente orientado a objetivos”. Ou seja, tudo que vivemos passa por uma mentalidade de atingir algo, de ser bem-sucedido, ambicioso, competitivo. Assim, as coisas começam a ser divididas entre desejáveis e não desejáveis, entre bem-sucedidas e mal-sucedidade, e nisso entra a culpa e a frustração com várias experiências (justamente porque abordamos todas elas com objetivos, como uma agenda). “Dharma – ausência de paixão – permite que acabemos com essa visão pequena orientada a objetivos, de forma que tudo se torne um processo de aprendizado”.

A própria expressão de Trunga, “essa visão pequena orientada a objetivos”, é dinamite no nosso modus operandi normal de vida. Acho que nem sabemos operar sem agenda. Mas pode ser maravilhoso: “Assim, tomando refúgio no Dharma como caminho, desenvolvemos um senso de que vale a pena andar sobre a Terra, nada é tomado como perda de tempo, nada é visto como punição nem como causa de ressentimento ou reclamação”.

#tudoédharma #todavidaéyoga #tudovaleapena #refúgionodharma #dharma #chogyamtrungparinpoche #budismo #budismotibetano #sangha #buddha #alegriadeviver #aprendizado #descoberta #tomarrefúgio #livrosbudistas #livrosespirituais #trechosdelivros

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
DESCIDA AOS INFERNOS “O autoconhecimento não é um fenômeno puramente cognitivo.
DESCIDA AOS INFERNOS “O autoconhecimento não é um fenômeno puramente cognitivo. O...
Leia Mais
Join the Conversation

6 Comments

  1. says: Gildasio Jesus dos Santos

    Difícil pra gente interlocutar, até verbalmente e raciocinar. Fica como uma peça de teatro ou enredo de um filme, instruído pelo co-produtor. Desorientados ficaremos, porque revela-se como um espetáculo, acima da média e maior que qualquer um outro ja visto em cena, o certo a dizer, parabéns.

  2. says: Graciele Marinho

    @djully666 obrigada pelo carinho de hj! Adorei te encontrar meio que sem querer e sentir tua presença. Sorri! Rs sejamos todos felizes! Até breve ?

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *