“Nada jamais aconteceu no passado que possa impedi-lo de estar presente agora.”
– ECKHART TOLLE
Por um lado, a chicotada dessa frase já atingiu a gente. Não dá pra “desver”. Já constatamos em algum lugar em nós. Por outro lado, é necessário um tempo de reflexão, respirar o que está dito. Dar uma olhada na própria vida, verificá-la.
Nada jamais aconteceu que possa impedi-lo de estar presente.
Nada do passado pode – sozinho – se transformar num impedimento com força autônoma para bloquear a presença. Nada do passado jamais se levanta com vida própria e se torna um obstáculo impeditivo ao estar presente.
Estar presente agora é sempre possível.
No post original do @eckharttolle no Instagram muitas pessoas discordaram, e falaram de traumas e outra experiências difíceis, que as impediriam de estar presentes. Esse é um ponto muito importante, pois não podemos ignorar isso, nem cair num simplismo absolutista não-compassivo de achar que é fácil sair de uma situação traumática. Nossos sofrimentos são difíceis e precisam de toda ajuda que puderem ter. Não só não devemos negar a dificuldade de um passado difícil ou traumático, mas temos que considerá-lo cuidadosamente à luz de uma frase dessas. Dito isto, é importante exercitarmos a verdade dessa frase, mesmo em condições profundamente adversas. Talvez, talvez, essa frase seja ainda mais útil, profunda e poderosa para aqueles de nós que tivemos experiências difíceis no passado. E que parecem ser impedimentos tão sólidos à presença. Se há verdade nessa frase, podemos todos, enfim, lembrá-la e práticá-la.
Contemplemos.
//////////