“Remover a ignorância é o objetivo da prática, e não a aquisição de realização.

“Remover a ignorância é o objetivo da prática, e não a aquisição de realização. A realização está sempre presente, aqui e agora.”
– SRI RAMANA MAHARSHI

É interessante a palavra “ignorância”. Porque ela implica que algo está presente e está sendo ignorado. Para você ignorar algo, é preciso que esse algo esteja lá. Por exemplo, para você ignorar uma pessoa, é necessário que ela esteja lá.

Se você remover a ignorância, o que significaria parar de ignorar, você “atinge” a realização, ou a sabedoria, ou a compreensão (traduções alternativas do inglês “realisation” nesse contexto). Você percebe que ela está aqui, sempre presente, initerruptamente. Apenas um “tampa-olho” foi retirado.

A palavra em sânscrito original desse trecho talvez seja “avidya”, não sei, estou palpitando. Avidya é o que não tem “vidya”, ou conhecimento, sabedoria. É a ausência de vidya. Mas às vezes aparece traduzido como ilusão ou ignorância, embora (aparentemente, pelo menos), não denote o ato direto de ignorar, mas de não conhecer, de não perceber.

Como faz para abandonar ou superar a ignorância? Parar de ignorar, seria a resposta óbvia. Como? Domar a mente que ignora, ajudá-la a dissolver os mecanismos de ignorar, colocá-la em uma posição que ela possa colaborar e não ser a fonte do ignorar. Parar de ignorar parece um ato simples, mas não é quando não sabemos que estamos ignorando, não sabemos como estamos ignorando, não sabemos o que estamos ignorando.

“Remover a ignorância é o objetivo da prática”.

#ignorância #avidya #vidya #ramanamaharshi #sriramanamaharshi #frasedodia #yoga #mahayoga #autorealização #autoconhecimento #iluminação #despertar #dharma #meditar #meditação

* * * * *

Publicado também no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Porque conhecer a própria mente (e o que acontece quando não a conhecemos), por David Frawley
Comecemos com a parte fácil: o que acontece quando não conhecemos nossa...
Leia Mais
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *