“Dispomos de mais opções do que nunca, mas perdemos a habilidade de realmente pr

“Dispomos de mais opções do que nunca, mas perdemos a habilidade de realmente prestar atenção ao que escolhemos.”
– YUVAL NOAH HARIRI (em “Homo Deus”)

Uma das maiores loucuras que fazemos nesta vida é esta: temos todos os sabores, lugares, objetos, experiências, todas as possibilidades, mas não usamos nenhuma, não desfrutamos realmente de nenhuma, não estamos em nenhuma de verdade. Não as vivemos com inteireza.

Estamos sempre à procura do próximo, do seguinte, do a seguir.

Senão veja aí, exatamente aí, onde você está. Você está desfrutando? Você está realmente vivendo isso que escolheu aqui (ler este post neste momento)? Ou está no meio de uma “corrida”, deslizando por timelines, à espera de uma tarefa a seguir, gastando tempo, buscando e caído da presença?

Podemos ver como este é o Reino dos Humanos, como ensina a sabedoria da Roda da Vida (Bhavachakra), cheio de querer e apego, de constante buscar e pegar e querer manter. Mas também podemos ver como algo do Reino dos Fantasmas Famintos, onde há uma infinita sede e fome, e uma incapacidade de se satisfazer com o que quer que seja. A coisa está aqui, a água está aqui, a comida está aqui, mas temos incapacidade de desfrutar e nos saciar. Ainda podemos entender essa atitude de não prestarmos atenção ao que estamos vivendo como uma fagulha do Reino dos Semideuses, que tem muita coisa mas devido à inveja e à competitividade estão sempre buscando o Reino dos Deuses.

Consigo ficar aqui? Consigo viver isto que estou vivendo? Este relacionamento, este trabalho, esta família, esta refeição, esta atividade? Completamente?

Não vejo como qualquer sabedoria profunda possa penetrar na mente de uma pessoa que não está aqui.

#reflexão #bhavachakra #rodadavida #reinodossemideuses #reinodosfantasmasfamintos #fantasmasfamintos #inferno #reinohumano #aquiagora #momentopresente #yuvalnoahhariri #homodeus #frasedodia #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Se você ainda não chorou copiosamente, você ainda não começou a meditar˜. – AJA
“Se você ainda não chorou copiosamente, você ainda não começou a meditar˜....
Leia Mais
Join the Conversation

14 Comments

  1. says: Maria Terêsa Borges

    A coisa mais fácil para nós é viver no Sansara . No conforto do deixa ficar pra ver como é que fica. Mudar pra que? É tudo a mesma coisa?!

  2. says: Maria Terêsa Borges

    LEDO ENGANO esse lugar confortável não existe seguro é pura ilusão. Quando você conhece um outro lado. Dê sabedoria de verdade e luz clareza….Não se deixe enganar: ninguém vira te salvar num cavalo branco ou de armaduras medievais …

  3. says: Maria Terêsa Borges

    Você e só você pode se curar sair da ignorância do caldeirão da rotina. É fácil não claro que não mas pode crer vale a pena. Quando você se depara com esta verdade infinita, única, imortal e segue com calma mas perseverando, com leveza mas firme de propósito. Com flexibilidade mas sem quebrar (como o bambu que enverga com o vento mas não quebra. Se chegou até você este pontinho minúsculo do encontro com a paz ?? de alma. O Om dos ? mantras. Uma almofada para sentar e encontrar-se com o supremo. Deixa ser deixa fluir acontecerá algo. Não o que você espera os seus pedidos matérias. Mas a Terra Seca, vez ou outra saia das marés das companhias dos peixes ?? e vai dar mais um passeio na Terra Seca. Os peixes não entenderam mais você sim pois tudo mudará para ti. Sorry o blog não é meu me estendi demais. Forte abraço Nando ???????????????

  4. says: Maria Terêsa Borges

    Permita-se sentar na almofada ficar em silêncio sem luta sem batalhas só fica. Algo vai acontecer … o quê? Muita coisa ou pouca mas imensamente satisfatório para enfrentar o sofrimento a dor a doença , você começa a desapegar – por que ? Porque as coisas que você tem apego não servem pra nada um dia vai acabar… já pensou nisso… e mais eu você não sabemos quando ? ?????????

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *