“Mindfulness é a energia da atenção. É a capacidade em cada um de nós de estar presente cem por cento ao que esta acontecendo dentro e ao redor de nós.”
– THICH NHAT HANH
Já ouvimos esse ensinamento duzentas mil vezes, mas sua repetição é necessária até que esse cem por cento possa acontecer cem por cento.
Gostaria de sublinhar o “dentro e ao redor” de nós. Não é só um nem só o outro. No espírito de mindfulness, há ambos. Quando se anda, quando se fala, quando se senta, quando se come, a presença está em tudo, dentro e ao redor. Para alguns, em que a atenção ao redor é mais fácil, é necessário um empenho para manter também a atenção ao que acontece dentro de nós – percepções, sensações, respiração, emoções, pensamentos. Para outros, em que a atenção introvertida é mais fácil, é necessário manter-se presentemente consciente nas coisas externas também.
Porque se fala mindfulness e não meditação? Os termos muitas vezes são intercambiáveis, são semelhantes, mas nos tempos atuais se usa “mindfulness” para uma atenção plena, ou consciência plena, em tudo, seja numa prática sentada, seja nas atividades cotidianas. Meditação é um termo que se refere mais à prática da consciência em si, um pouco mais associada à meditação sentada ou a momentos específicos em que uma prática acontece. Em alguns ensinamentos, no entanto, são a mesma coisa.
#mindfulness #meditação #meditacao #meditar #presença #cemporcento #cemporcentopresente #presente #momentopresente #100% #100%presente #thichnhathanh #atençãoplena #consciênciaplena #despertardaconsciência #frasedodia #ensinamentos #budismo #zenbudismo #dharma
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
? namastê