“A razão pela qual nós adiamos a prática é porque sempre pensamos que teremos ma

“A razão pela qual nós adiamos a prática é porque sempre pensamos que teremos mais tempo. Quando você acorda de manhã, você deveria dizer sempre para si mesmo, “Ainda estou vivo, não morri. Devo finalizar esse grande trabalho (de despertar). Não há amanhã”. E à noite quando você se deitar para dormir, pense quanto você praticou naquele dia. Se você passou mais tempo pensando e dormindo do que praticando, então você deveria se apressar para praticar mais todo dia, e realmente praticar”.
– Mestre Zen MAN GONG

Essa é dedicada ao grupo atual da Mentoria de Meditação, que teve ontem seu segundo encontro ao vivo no Zoom, e discutiu essa questão frontalmente. Como conseguir perceber a ilusão de que temos tempo de sobra, como enxergar as preocupações e atividades mundanas do ponto de vista da necessidade da prática da meditação, e por onde abordar essas dificuldades que parecem comuns mas são tão reincidentes e poderosas?

Essa ensinamento de Man Gong está presente em várias escolas espirituais de maneira muito semelhante, e quase sempre começa com essa visão equivocada que temos que temos bastante tempo para a prática. Há uma frase atribuída equivocadamente ao Buda que diz que “nosso erro é pensar que temos tempo”. Muito boa a frase. E pensar que temos tempo é justamente o que adia a prática, ou a releva ao esquecimento.

Um ponto chave desse trecho de Man Gong é quando ele fala “desse grande trabalho”. Sem entender que a prática é o recurso de um grande trabalho, de um caminho de despertar, de um encontro com a verdade da vida, então não tem muito jeito da prática ser compreendida como algo importante. Mas se entendermos isso, ela naturalmente será vista como prioridade, como um grande trabalho.

Invocamos também ontem um ensinamento da Lama Tsering onde ele clama para que nós consigamos superar nossos hábitos mundanos e “sejamos parte da cura e não da doença”. Se praticamos, estamos nutrindo o caminho da cura. Se não praticamos, estamos nutrindo a mente iludida, e estamos investindo nela a cada momento. Não há um ponto neutro.

#mangong #meditação #práticaespiritual #práticadameditação #caminhoespiritual #frasedodia #ilusãodotempo #lamatsering #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
QUANDO VOCÊ ESTIVER FALSIFICANDO A PRÁTICA “Vai acontecer de algumas vezes, por
QUANDO VOCÊ ESTIVER FALSIFICANDO A PRÁTICA “Vai acontecer de algumas vezes, por...
Leia Mais
Join the Conversation

6 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *