“Assim como uma pedra não se move por causa do vento, o sábio não é afetado por

“Assim como uma pedra não se move por causa do vento, o sábio não é afetado por elogio ou crítica.”
– DHAMMAPADA, verso 81*

Dois versos à frente (83), o Buda diz que “os sábios não mostram exaltação nem depressão quando tocados por felicidade e tristeza”.

Nos sábios, não há afetação para além do que acontece. Acontece a crítica, acontece o elogio, acontece a felicidade, acontece a tristeza. Nenhuma reação é adicionada a isso. Se há, é a de manter-se consciente e imperturbável (algo que realmente necessita ser sustentado de propósito, embora não seja uma “ação” no sentido clássico). Os ignorantes é que se afetam, e perseguem, e “seguram” com seus desejos e apegos.

A maneira mais sólida e definitiva de ser o sábio como a pedra é ver o elogio e a crítica de maneira clara e profunda, como são: feitas de vazio, dirigidas de e para imagens sem existência inerente, frutos da ilusão. Quando isso é visto, há sabedoria, “há um sábio”, e há a imperturbabilidade.

– – – – –

* Do original em páli:
“Selo yath? ekaghano v?tena na sam?rati. Evam nind?pasams?su na samiñjanti pandit?.”

#dhammapada #darmapada #dharmapada #buda #budagautama #ensinamentosbudistas #imperturbável #imperturbado #frasedodia #sabedoria #sabedoriabudista #sabedoriaperene #filosofiadevida #despertardaconsciencia #despertardaconsciência #verdade #iluminação #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Quem não comprou ingresso tem uma chance de ver o Eckhart Tolle pela 1ª vez no B
Quem não comprou ingresso tem uma chance de ver o Eckhart Tolle...
Leia Mais
Join the Conversation

7 Comments

  1. says: Maria Terêsa Borges

    Nossa! Parece muito difícil entrar nesse estado que eu chamo de graça ou divinal. Não ser perturbado por nada nem bom nem ruim. Haja prática e práticas e prática …. Infinitamente…. Tô atrasada ?? Vou fazer a mentoria novamente perdi alguma coisa no caminho??? Namastê até ! ????

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *