“Se a maioria de nós permanece ignorante sobre nós mesmos, é porque o autoconhecimento é doloroso e preferimos os prazeres da ilusão.”
– ALDOUS HUXLEY (em “The Perennial Philosophy”)
Eu proponho um exercício meditativo bastante prático a respeito desse trecho em que Huxley afirma que “preferimos os prazeres da ilusão” (se você tiver interesse, claro). Neste caso, a proposta é simples: observe CADA movimento que você faz em direção a alguma coisa, a alguma atividade, a algum evento, no dia de hoje, e também busque tomar consciência da motivação real por trás disso.
De fundo, deixe soar a reflexão: “estou indo em direção a prazeres da ilusão?”
Isso deve se aplicar a qualquer coisa. Desde coisas caseiras simples aparentemente irrelevantes até movimentos maiores como ir a algum lugar ou em um grande evento.
“Quanto às conseqüências dessa ignorância, elas são más por todo critério que se veja, do utilitário até o transcendental. Porque a ignorância de si mesmo leva a uma conduta irrealista, com o que ocasiona toda classe de transtornos para todos os interessados” (Aldous Huxley).
Um transtorno claro da ignorância de si mesmo é nunca chegarmos a resolver e a entender as coisas, elas ficam sempre confusas, caóticas, e somos sempre vítimas. Para sustentar essa ignorância e ao mesmo tempo buscar resolver esses transtornos (sem autoconhecimento), temos que inventar e usar uma série de fugas, desvios, subterfúgios e mais ilusões. Umas para tampar as outras. Um pouco como aquele nosso amigo radical que defende uma posição política rígida e fanática, em que precisa desviar de argumentos sólidos e ignorar os fatos para sustentar sua ignorância.
Da mesma forma, a ignorância de si mesmo nunca permite que cheguemos a ver as coisas como são, e assim nunca chegamos à real solução das coisas, à real compreensão das coisas. Temos sempre que desviar. Para sustentar os prazeres da ilusão.
Foto: @matialonsor
#aldoushuxley #afilosofiaperene #livrosdeautoconhecimento #autoconhecimentoliberta #recomendaçãodelivros #ignorância #ignorânciadesimesmo #knowthyself #selfknowledge #reflexão #filosofia #filosofiadevida #pensamentos #frasesereflexões #dharma
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
? Gasshô
Genial ?. ????
Perfeito ?
?
É mais cômodo assim ??????????
???
Perfeito??
Exercício trabalhoso esse de se observar, mas compensador.
?
Excelente ??? Vou leu, quando mais estudanos descobrimos que ainda ha muito para conhecer!
O autoconhecimento é um processo doloroso, mas ao mesmo tempo libertador ?
???
O AUTOCONHECIMENTO E MARAVILHO , PARA,QUEM SE CONHECE , O INCOMODO SAO AS INTERFEREBCIAS DE TERCEIRAS ( OS) , INFLUENCIANDO COM MENTIRAS , E ATOS ILICITOS . CADA DEVERIA CUIDAR -SE E CONHECSR-SE PARA NAO INTERFERIR NOS OUTROS COM MA INFLUENCIAS. SE CADA CUIDA DE SI O MUNDO SERIA OUTRO .CONCORDA ???, FACA SUA PARTE BEM FEITA CONSIGO . BOA NOITE . ?
Bom dia ?…fiz a meditação, e sei que diria ser por um dia, mas foi até ontem ao fechar os meus olhos, mas afinal, o que é o tempo senão uma ilusão né…deixei minha respiração comandar meus passos até agora neste digitar….observei cada gesto e cada pensamento que veio….não quero mais viver nesta ilusão de acordar, passar o dia e ir dormir…quero transcender este universo, quero expandir a minha existência e quero muito começar a entender quem eu sou…pq tomei consciência disto, de q cada busca de autoconhecimento vai me dar uma pontinha de entendimento, pq somos maiores que tudo o q nossa mente racional consegue explicar…então nunca vou conseguir colocar em palavras quem sou…eu posso sentir, a cada passo deixando as ilusões para trás entendo q o verdadeiro real é o sentir…somos seres emocionais, logo guiados pelas emoções e qdo racionalizamos privamos nossa existência…observei como sinto cada emoção estes dias e não há lógica nelas, mas elas me guiam, me fazem ser o q sou e por isso as absorvo…amor, raiva, tristeza, alegria…emoções bases que são tudo e nos movem em tudo….é muito bom ter está lucidez de observar emoções sabe…pra mim a vida está ganhando total sentindo…não é mais uma ilusão é agora real…aceitando minhas dores e meus temores isto faz a vida ser verdadeira e não qdo abafo o q sinto e como sinto…estou me sentindo grande hoje e entendo q somos parte de um todo e inteira existência….consegue me entender?!…obrigada por tal reflexão…há sempre muito amor em suas partilhas ?????