FOI NA NOITE PASSADA “Todo dia você tem um samsara novinho em folha. Se você qu

FOI NA NOITE PASSADA

“Todo dia você tem um samsara novinho em folha. Se você quiser saber quando o samsara começou… foi na noite passada, ou a última vez que você esteve num sono profundo sem sonhos. Porque esse é o útero do samsara”.
– B. ALAN WALLACE (em “The Wisdom of Atisha and Knowing Our Own Minds Retreat”)

Dá até um desânimo ouvir que amanhã teremos um samsara novinho em folha. E que o de hoje já é um igualmente novo.

É como um programa renovado e atualizado, com sistema reiniciado do zero a cada manhã. E assim que reinicia, nós automaticamente começamos a usá-lo sem pensar. Como se nós mesmos fôssemos um script rodando junto de tudo mais.

Então mesmo que a gente acorde fisicamente da noite de sono, a gente não necessariamente acorda mentalmente da “noite” do esquecimento e da ignorância e dos hábitos e repetições. Podemos estar acordados mas dormindo, como sonâmbulos do samsara (com o perdão do pleonasmo). É intrigante, mas o samsara “externo” realmente não comanda o modo mental samsárico interno de cada um de nós. O samsara não é um programa que a gente “entra”, mas um que a gente cria e recria.

E o conecta ao de todos mais. Formando esse “pool” samsárico.

Uma parte fundamental dele é essa alucinação cognitiva que impõe a nítida impressão que ele vem de fora pra dentro. Que ele está sendo criado lá fora e nós somos vítimas dele.

* * *

Vídeo: @fifthwalltv

#samsara #matrix #despertardaconsciência #despertardaconsciencia #budismo #alanwallace #balanwallace #vipassana #práticaespiritual #atisha #buddhistwisdom #sabedoria #autoconhecimentoliberta #mentesana #mentesaudavel #bigbang #gênese #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Se você ler um único texto hoje, que seja esse. FALTA UM POUCO DE “NADAS” Por B
Se você ler um único texto hoje, que seja esse. FALTA UM...
Leia Mais
Join the Conversation

13 Comments

  1. says: Nessa

    sonhei com uma “escada” assim, com uma ilusão de ótica parecida. devia chegar a algum palco, uma pessoa da produção me deu um impulso e eu subi, mas nunca chegava ao fim. e qdo olhei pra baixo, não podia mais voltar pro conforto do camarim ou algo do tipo. só era local fechado, mas era uma escada-ilusão mt a ver com essa!

  2. says: Lene Saldanha

    “Dá até um desânimo ouvir que amanhã teremos um samsara novinho em folha…” um dos grandes desafios do caminhar é esse: não ceder ao desânimo, não é. O que nem sempre é fácil. Aproveita e no próximo post fala sobre como podemos lidar com esse desânimo samsarico. ??

  3. says: Ariana

    Muito boa a reflexão. Eu sempre pensava no samsara como algo mais generalizado e não algo íntimo e pessoal (associava mais ao carma). faz todo o sentido.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *