“A vida espiritual começa quando você se solta do controle dos sentidos.” – SWAM

“A vida espiritual começa quando você se solta do controle dos sentidos.”
– SWAMI VIVEKANANDA

“Aquele que é dominado pelos sentidos é mundano, é um escravo”, diz Vivekananda.

Controlados pelos sentidos, não podemos ver nada, somente Maya, o mundo ilusório. Por exemplo, quando um amigo seu explode em ira e ciúme destrutivo na sua frente, e sai descontroladamente de maneira agressiva pela rua afora, qual a primeira coisa que você faz?

É a mesma coisa que precisamos para a busca da verdade ou qualquer objetivo que se tenha numa chamada “vida espiritual”. Precisamos de calma, precisamos parar. Centrar-mo-nos. Estabelecer condições apropriadas para compreender qualquer coisa. Tentar empreender qualquer entendimento ou atitude espiritual enquanto estamos sob o domínio dos sentidos é um esforço em vão.

E antes que alguém desentenda isso, não estamos buscando a supressão dos sentidos nem sua negação, mas a liberdade do seu controle cego.

“A liberdade é o teste do ser superior”. (Swami Vivekananda)

#yoga #swamivivekananda #ensinamentosdoyoga #rajayoga #vedanta #frasedodia #liberdade #vidaespiritual #caminhoespiritual #espiritualidade #meditação #dhyana #pratyahara #maya #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Vivemos em uma casa de espelhos, mas achamos que estamos olhando pelas janelas
“Vivemos em uma casa de espelhos, mas achamos que estamos olhando pelas...
Leia Mais
Join the Conversation

3 Comments

  1. says: Lene Saldanha

    Por isso precisamos tanto do silêncio e das pausas. Um mundo que incentiva o movimento ininterrupto, com o pretexto de sermos “produtivos” é um mundo que não nos deixa espaço para o sentir e observar. Vivemos arrastados pelos sentidos… perceber isso e parar o movimento é nosso compromisso ??

  2. says: Maria Terêsa Borges

    Eita coisa difícil de fazer. Mas não é impossível se praticar bastante com amor ? amar a prática com leveza e liberdade. É como se eu você um observador vendo uma briga por um binóculo. Sei que está acontecendo um desentendimento lá longe mas não ouço a discussão não posso interferir só posso observar de longe esperar acalmar e pacientemente encontrar o melhor jeito de agir ou não agir só manter a observação. Lições difíceis de aprender mas são ouro no processo de autoconhecimento. Gratidão Nando pelos ensinamentos obrigada pela partilha. Não vejo a hora de chegar dia 18 haha ? gratidão Nando boa noite!??

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *