“Tudo seria dado a quem renunciasse totalmente a si mesmo, mesmo que por um únic

“Tudo seria dado a quem renunciasse totalmente a si mesmo, mesmo que por um único instante.”
– MEISTER ECKHART

Imagino que isso seria o equivalente a dar uma repentina marcha ré no samsara, uma espécie de cavalo-de-pau na direção que estamos levando todas coisas: nós mesmos.

O que seria exatamente renunciar a si mesmo? Esse é um dos grandes marcos do caminho espiritual, e, como nos informa Meister Eckhart (1260-1328), um capaz de causar transformação suficiente.

Mais um trecho dessa parte de “Selected Writings” dele:

“A alma deve abandonar seu próprio ser. É aqui que começa a morte espiritual. Para a alma passar por essa morte, ela deve se despedir de si mesma e de todas as coisas, considerando a si mesma e a todas as coisas como tão insignificantes quanto eram antes de existirem … Não quero dizer que a alma cai no nada como ela era antes de ser criada, pelo contrário, devemos entender esta cessação como a erradicação do ter e do possuir”.

#meistereckhart #apego #frasedodia #identidade #falsaidentidade #despertardaconsciência #despertardaconsciencia #verdades #verdade #mortedoego #mortedoeu #psicologia #entrega #renúncia #renúnciaespiritual #abundância #pensamentos #ensinamentoscristãos #místicacristã #instantesanto #instantesagrado #presença #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Todos os homens deveriam lutar para aprender, antes de morrer do que estão fugi
“Todos os homens deveriam lutar para aprender, antes de morrer do que...
Leia Mais
Join the Conversation

15 Comments

  1. says: Isolete Sasse

    ??? ” feliz é o homem que é NADA… Nada de si, nada dos outros, nada de histórias nem pra frente, nem pra trás….Isso é Paz…???

  2. says: Lene Saldanha

    De novo a gente quer ler e já ter a resposta pronta, acabada. Ainda não entendemos que não há resposta pronta e acabada, há o caminho. Qd houver a resposta final, estaremos iluminadas/os…E ainda nos falta muito chão e muito “cavalo de pau” nessa caminhada?. O convite é abrir a mente para os questionamentos na tranquilidade de deixá-los amadurecer sem pressa, mas com constância, firmeza e dedicação.

  3. says: Sandra Silva

    O temido ego(criança que precisa ser educada) nos torna individuais,tomar as rédeas faz com que compreendamos a utilidade de todas emoções (negativas ou não tem sua função) que nos torna um todo indivisível ,apropriamos do universo que somos deixando de ter(pertencer ) e passando a ser (fonte de tudo).O dualismo se vai e damos lugar ao logos ,nossa verdade .A persona’ ter ‘se desfaz . É possível , não simples,tarefinha de casa ???

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *