“Tudo seria dado a quem renunciasse totalmente a si mesmo, mesmo que por um único instante.”
– MEISTER ECKHART
Imagino que isso seria o equivalente a dar uma repentina marcha ré no samsara, uma espécie de cavalo-de-pau na direção que estamos levando todas coisas: nós mesmos.
O que seria exatamente renunciar a si mesmo? Esse é um dos grandes marcos do caminho espiritual, e, como nos informa Meister Eckhart (1260-1328), um capaz de causar transformação suficiente.
Mais um trecho dessa parte de “Selected Writings” dele:
“A alma deve abandonar seu próprio ser. É aqui que começa a morte espiritual. Para a alma passar por essa morte, ela deve se despedir de si mesma e de todas as coisas, considerando a si mesma e a todas as coisas como tão insignificantes quanto eram antes de existirem … Não quero dizer que a alma cai no nada como ela era antes de ser criada, pelo contrário, devemos entender esta cessação como a erradicação do ter e do possuir”.
#meistereckhart #apego #frasedodia #identidade #falsaidentidade #despertardaconsciência #despertardaconsciencia #verdades #verdade #mortedoego #mortedoeu #psicologia #entrega #renúncia #renúnciaespiritual #abundância #pensamentos #ensinamentoscristãos #místicacristã #instantesanto #instantesagrado #presença #dharma
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
Gostei da analogia do ” cavalo de pau”. É bem apropriada. Quando conseguiremos? ( Qd eu conseguirei?. Sempre me questiono.
Que interessante esse mestre!
Senhor, livra-me de mim.
Muito bom! Já senti algo parecido muitas vezes.
??? ” feliz é o homem que é NADA… Nada de si, nada dos outros, nada de histórias nem pra frente, nem pra trás….Isso é Paz…???
???
???
???
???????
eu renuncio! amém!
Deus é dono de mim
Já renuncie vim do pó e do pó retornarei ?
Então qual a lógica da individualização? Desistir?
De novo a gente quer ler e já ter a resposta pronta, acabada. Ainda não entendemos que não há resposta pronta e acabada, há o caminho. Qd houver a resposta final, estaremos iluminadas/os…E ainda nos falta muito chão e muito “cavalo de pau” nessa caminhada?. O convite é abrir a mente para os questionamentos na tranquilidade de deixá-los amadurecer sem pressa, mas com constância, firmeza e dedicação.
O temido ego(criança que precisa ser educada) nos torna individuais,tomar as rédeas faz com que compreendamos a utilidade de todas emoções (negativas ou não tem sua função) que nos torna um todo indivisível ,apropriamos do universo que somos deixando de ter(pertencer ) e passando a ser (fonte de tudo).O dualismo se vai e damos lugar ao logos ,nossa verdade .A persona’ ter ‘se desfaz . É possível , não simples,tarefinha de casa ???