“Ignorância é ignorar o presente”.
– CHOGYAM TRUNGPA RINPOCHE
Não dá pra ficar mais simples do que isso.
Trungpa diz: “Ignorância nesse caso significa que você não tem a capacidade de completar a tarefa que você está executando neste momento. A ignorância ignora o que é. Porque sua mente está ocupada com pensamentos de futuro ou passado. Desse jeito, você nunca consegue ficar aqui agora”.
O remédio é a consciência. Que é não ignorar nada do que está acontecendo agora. É nunca ignorar. É estar sempre consciente e presente. Com a capacidade de viver.
* * * * *
OBS.: Uma observação apenas para a palavra “tarefa”, ou “trabalho”, ou “atividade” (“work” é a palavra original em inglês na citação do Trungpa). Essa tarefa não necessariamente é uma tarefa no sentido clássico que estamos acostumados a entender, como fazer compras ou beber água, mas qualquer coisa que esteja ocorrendo como um processo em nós. Inclusive a manifestação de uma emoção como a tristeza, que precisa ser “atendida” e de maneira “completa”, o que significa que você não foge dela nem combate nem projeta nos outros, você aceita e deixa que ela ocorra. Isso permite seu ciclo, permite que ela seja encontrada e finalizada. Portanto, você também não a mantém, pois uma vez que o processo ocorre, ele chega ao final. Isso pode soar bastante simples, mas não é quando levamos em conta um universo de resistências, fugas e agressões que nos envolvemos dependendo do que estamos experimentando.
#aquiagora #presente #presença #momentopresente #meditação #meditacao #meditar #meditando #autoconhecimentoliberta #autoconhecimentotransforma #viverbem #serlivre #budismo #budismotibetano #mindfulness #vipassana #dharma #buddhadharma #darma #despertar #despertardaconsciência #despertardaconsciencia #consciente #consciênciaplena #conscienciaplena
* * * * *
Publicado também no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui