5 DOS MALEFÍCIOS MAIS SÉRIOS DE NÃO TRABALHAR A SOMBRA 1 – VIVER EM HIPOCRISIA

5 DOS MALEFÍCIOS MAIS SÉRIOS DE NÃO TRABALHAR A SOMBRA

1 – VIVER EM HIPOCRISIA E FALSIDADE (mesmo que bem disfarçada). Ao manter a sombra inconsciente, o indivíduo não consegue viver sua verdade, não consegue assumi-la sequer para si mesmo, e vive em constante tensão para manter uma imagem falsa enquanto sente e pensa diferente do que mostra. Mesmo que seja bem sucedido na sua imagem falsa, seu interior está fragmentado e vive em conflito e estresse. Sua contribuição para o mundo também é de falsidade e mentira, uma mentalidade que tem um efeito-cascata de atrair outras consequências negativas.

2 – CONFLITOS, AGRESSIVIDADE E CRÍTICISMO CRÔNICO. Ao manter a sombra como uma parte inconsciente da sua personalidade, o indivíduo a projeta em várias pessoas ao seu redor, acusando-as e rejeitando-as por seus comportamentos, pensamentos e sentimentos, criando desde antipatias leves até críticas ferozes e mesmo violência. Alguns relacionamentos se tornam completamente insustentáveis devido a essa postura.

3 – SOLIDÃO E PARANÓIA. Ao manter a sombra inconsciente, o indivíduo colhe os frutos de ser falso, crítico e conflituoso: ele entra em uma solidão interna e externa. Esse sentimento pode ser percebido como frustração, insatisfação, falta de sentido, falta de conexão, angústia ou mesmo solidão de fato. Ao projetar sua sombra nos outros, coloca sobre eles características que eles não tem, e como se isso não causasse distância suficiente, essa atribuição é negativa e crítica, o que aumenta ainda mais a altura do muro entre o indivíduo e os outros à sua volta.

“A conseqüência da projeção é um isolamento do sujeito em relação ao mundo exterior, pois em vez de uma relação real o que existe é uma relação ilusória.” (JUNG)

4 – DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE.

CONTINUA NOS COMENTÁRIOS ??????

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Plantamos as sementes dos nossos futuros infernos e felicidade pelo jeito que a
“Plantamos as sementes dos nossos futuros infernos e felicidade pelo jeito que...
Leia Mais
Join the Conversation

6 Comments

  1. says: Autoconhecimento & Espiritualidade, por Nando Pereira

    4 – DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE. O acúmulo de uma vida interior reprimida e a quantidade de papéis e imagens artificiais que uma pessoa mantém na vida cotidiana causa uma série de problemas e desequilíbrios mentais. Ninguém consegue viver em paz estando fragmentado em seu âmago. AInda que o trabalho com a sombra inspire muito cuidado, ele é a chave para esse desbloqueio e liberação. Para Jung, a depressão, por exemplo, é um transtorno que “nos pressiona para baixo”, uma força da sombra que ocorre ao indivíduo que tenta se colocar acima do que é.
    5 – AUTOSABOTAGEM E REPETIÇÃO DE ERROS. Um quadro clássico de sombra inconsciente é a constante repetição de erros e fracassos que um indivíduo comete “sem querer” e “sem entender”. Ele vai prum lado, chega a construir ações e caminhos para realizá-lo, mas “algo acontece” que o leva pro outro lado. Ainda que existam inúmeras fontes de crenças limitantes em nossas vidas, a sombra é uma das principais. Sem tensões com sua sombra, o indivíduo ganha a consciência necessária para se livrar de padrões e impedimentos internos que estavam fora da sua visão, e os integra para abrir e viver o caminho que deseja.

  2. says: Autoconhecimento & Espiritualidade, por Nando Pereira

    #sombra #oficina #oficinaterapeutica #terapiaonline #cursoonline #sombrapsicológica #espiritualidade #terapiaonline #caminhoespiritual #autosabotagem #equilíbrioemocional #carlgjung #amorpróprio #autoconhecimento

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *