“Olhe para as outras pessoas e se pergunte se você realmente as está vendo, ou a

“Olhe para as outras pessoas e se pergunte se você realmente as está vendo, ou apenas vendo os seus pensamentos sobre elas.”
– JON KABAT-ZINN

É uma proposta, porque a resposta a essa pergunta nós já sabemos. Nosso condicionamento é muito forte e frequente. Algumas vezes não precisamos nem ver a pessoa, basta saber que ela está vindo, ou que o nome dela foi anunciado, e toda a carga de “pensamentos sobre ela” aparece e se estabelece como realidade.

Se houver um conflito ou alguma situação desagradável nessa carga, já é imediatamente revivido e manifestado. E a pessoa sequer foi contatada presencialmente ainda.

Os condicionamentos nos ajudam em muitos aspectos, mas nunca nos ajudam quando os tomamos como plena realidade. Pensamentos são baseados em gravações, fotos, vídeos e montagens da realidade, e não de uma realidade objetiva, mas da nossa própria versão dela, que não raras vezes contém distorções grosseiras.

Mesmo se fossem gravações perfeitas fidedignas de uma realidade objetiva, continuariam sendo gravações. E não a realidade viva que se apresenta em presença para cada um de nós.

Somos vivos, estamos aqui e agora, e todos os outros também são, e também estão. A realidade está em vê-los, cada um, como vivos.

#jonkabatzinn #mindfulness #meditação #presença #frasedodia #condicionamentos #aquiagora #pensamentos #realidade #reflexões #frasesereflexões #visãoclara #viveropresente #momentopresente #vida #mentesana #transcendência

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Pequeno estudo sobre o desespero.
Uma xícara de lucidez na segunda de manhã. Um xícara de chá...
Leia Mais
Join the Conversation

8 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *