RECUAR E NÃO SE ABANDONAR Estamos vivendo completamente exteriorizados, sem con

RECUAR E NÃO SE ABANDONAR

Estamos vivendo completamente exteriorizados, sem contato interno conosco mesmos, aparentemente “muito certos” do que sabemos e queremos, mas na verdade bastante ignorantes das nossas motivações íntimas reais e das defesas inconscientes que nascem de nossas ilusões. O resultado é esse espetáculo de caos, confusão e violência verbal, emocional, intelectual e social. Abaixo, um texto iluminador e simples da Mãe, Mira Alfassa. Que todos possam recuar e não se abandonarem.

RECOLHENDO-SE

“A maior parte de vocês vive na superfície de seu ser, expostos ao contato das influências externas. Vocês vivem, por assim dizer, quase que projetados para fora de seus corpos, e quando encontram um ser desagradável, projetado como vocês fora do corpo, vocês ficam perturbados.

Toda a dificuldade provém do fato de que seu ser não possui o hábito de recolher-se. Vocês devem sempre recuar um passo para o interior de si mesmos. Aprendam a mergulhar profundamente no interior. Recolham-se e estarão em segurança. Não se abandonem às forças superficiais que se movem no mundo externo.

Mesmo que estejam apressados para fazer alguma coisa, recolham-se por um instante e descobrirão, para a sua própria surpresa, que farão muito mais rápido e melhor o trabalho que tiverem que realizar.

Se alguém encolerizar-se contra vocês, não se deixem tomar por suas vibrações, mas, simplesmente, interiorizem-se, e a raiva da pessoa, não encontrando em vocês nenhum suporte ou resposta, desaparecerá.

Permaneçam sempre em paz, resistam a toda tentação de perder esta paz. Não decidam nada sem recolher-se ao interior, jamais digam uma palavra sem recolher-se, jamais se lancem à ação sem recolher-se.

(…) Ponham em prática essa paz interior, ao menos tentem um pouco e continuem a se exercitar até que isso se torne um hábito em vocês.

– A MÃE (Mira Alfassa), “O Caminho Ensolarado”.”

***

via Neide Barros (Sri Aurobindo Brasil)

#pausa #meditação #interiorização #introspecção #sriaurobindo #amãe #miraalfassa #filosofia #psicologia #yoga #todavidaéyoga #alllifeisyoga #livrosdeautoconhecimento @_dharmalog #autoconhecimento #meditar #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Você consegue olhar sem o movimento da mente?”: o desafio de J. Krishnamurti
O trecho abaixo, de autoria do filósofo indiano Jiddu Krishnamurti (1895-1986), foi...
Leia Mais
Join the Conversation

5 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *