“A regra psicológica diz que quando uma situação interna não se torna consciente

“A regra psicológica diz que quando uma situação interna não se torna consciente, acontece no ambiente externo, como destino. Isto é, quando o indivíduo permanece indiviso e não se torna consciente de suas contradições internas, o mundo deve forçar o conflito e ser rasgado em metades opostas.”
– CARL JUNG (em “Christ, A Symbol of the Self”, CW9, par.126)

Todos temos contradições internas. Todos temos opostos internos (sombras). Todos temos que tornar o interno (muito) mais consciente do que ele está, se quisermos nos despreender das amarras mentais que nos prendem aos dramas humanos. Por isso se diz que “não há espiritualidade sem o trabalho sobre a sombra”. É uma forma de afirmar a importância de resolver os conflitos internos do ego, para que só então o ego possa ser visto, compreendido, transcendido.

A tensão que os conflitos internos geram, o apego ao eventos do mundo e à própria identidade, a quantidade de energia vital que isso consome no dia são tão grandes que praticamente impedem a pessoa de estabelecer práticas espirituais ou um desenvolvimento pessoal satisfatório (mesmo se levarmos em conta apenas uma esfera puramente mundana).

E o que resulta disso é um mundo de destinos. Eventos e experiências inteiramente “obra do externo”. E isso reforça, e retroalimenta, o cultivo da inconsciência e da ausência de responsabilidade sobre o que se vive.

O II ENCONTRO COM A SOMBRA acontece em setembro, em data e horário a ser divulgado esta semana. Se quiser saber mais e receber as informações, entre pra lista que está no LINK NA BIO.

Foto: @erkemerry_artistry ?

#sombra #opostos #carljung #psicologia #psicilogiaanalitica #integração #integraçãopsicológica #shadowwork #espiritualidade #spiritualty #personalidade #sombrapsicológica #cursosonlije #workshoponline #

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Além de domar a mente, o que há?” — SHANTIDEVA
“Além de domar a mente, o que há?” — SHANTIDEVA #mentesana #shantideva...
Leia Mais
Join the Conversation

2 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *