“Mais pessoas aprenderiam com seus erros se não estivessem tão ocupadas negando-

“Mais pessoas aprenderiam com seus erros se não estivessem tão ocupadas negando-os.”
– HAROLD J. SMITH

E quanto tempo se ganharia (ou se pouparia) se aprendêssemos logo com os erros. É possível passar uma vida inteira negando os próprios erros, e assim aprende-se tão pouco, ou nada. E gasta-se tempo, energia e vitalidade. E muitas relações. Pelo orgulho, pela fantasia de estar certo, de ser bom, de ser melhor, de ser perfeito (!), ou de simplesmente não ter cometido nenhum erro.

As defesas do ego são compreensíveis, muitas vezes, estão associadas a mecanismos de defesa que não são sempre (de todo, pelo menos) inúteis. Mas muitas vezes estão a serviço do orgulho, da rigidez, da arrogância, da superioridade, da vaidade, da negação. De si.mesmo, desprovido de verdade e honestidade.

E a própria negação é um erro.

Eckhart Tolle diz que o ego é feito de resistência. Sua estrutura é resistência. E o que é a resistência se não negação?

E aqui temos, também, o tema da sombra (podemos aplicá-lo a muitas coisas dessa jornada de autoconhecimento, na verdade, e a toda busca de saúde psíquica e espiritual). A sombra é o conteúdo que vai ser negado. O maior conteúdo. A maior negação.

#negação #mecanismosdedefesa #psicologia #sombra #sombrapsicologica #carljung #eckhartolle #haroldjsmith #erros #aprender #aprendizado #autoconhecimento #frasedodia #ego #orgulho #vaidade #terapia #psicoterapia #terapiaonline #cursosonline #oficina #workshop #dharma

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“Há pessoas que estão passando como que por um luto pela vida que elas costumava
“Há pessoas que estão passando como que por um luto pela vida...
Leia Mais
Join the Conversation

8 Comments

  1. says: Débora Carolina Roisin

    É isso mesmo! Se cada um tivesse a humildade de reconhecer seus próprios erros, ao invés d somente apontar os defeitos alheios, a sociedade seria bem menos bizarra…

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *