“Essa é a maneira que as coisas estão agora, e posso vê-las. Não tenho que ter medo do que estou enfrentando – posso vê-las pelo que elas são. Então podemos nos mover em um caminho diferente”.
– SHARON SALZBERG
Que fala poderosa pra nossa sanidade diária. Para ansiedade, depressão, confusão, pressas e acelerações, preguiças e procrastinações, vergonha, culpa e mais um monte de coisas.
E lembra aquela outra poderosa fala de Dzogchen Ponlop Rinpoche: “Ser quem somos começa com estar onde estamos”.
“Essa é a maneira que as coisas estão agora, e posso vê-las”. Aceito totalmente e me proponho a realmente estar com elas. Sem vontade de rejeitar nada. Sem julgamentos. Dispenso as alucinações de futuro e fico com o que existe. Escolho de propósito. Totalmente.
“Não tenho que ter medo do que estou enfrentando”. Parece simples, normal, comum, mas é uma monumental atitude de reconhecer a própria capacidade e vontade de lidar com as coisas como são. No fundo, mesmo se você não reconhecer que tem medo, há sempre medo. Quando estamos adiando, estamos com medo. Quando estamos planejando e controlando, estamos com medo. Até quando estamos fazendo fazendo empenhadamente estamos com medo – de não conseguir fazer, de ficar sem fazer, de ser aquele que não faz.
“Posso vê-las pelo que elas são” repete uma parte da primeira frase, mas enfatiza que posso vê-las porque não tenho medo de ver o que acho que há de ruim nelas, de rejeitável, de feio, desconfortável, decepcionante. Os advjetivos todos são minha forma de temer e rejeitar este momento. Mas posso vê-lo. Posso vê-lo todo. E estar com ele sem empurrá-lo para fora da minha existência nem um milímetro.
“Então podemos nos mover num caminho diferente”, mas isso é uma consequência que talvez nem precise – nem deva – ser antecipada. Vendo o que estou vivendo, estando completamente com isso, soltando o medo de estar com isso e me juntando à vida que está acontecendo nesse momento e que engloba tudo que há aqui.
Sem fantasia, sem delírio, sem acusação, sem lamúria, sem fuga.
Essa é a maneira que as coisas estão agora, e posso vê-las.
#presença #autoconhecimento #sharonsalzberg #mindfulness #frases #mentesana
* * * * *
Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui
Muito bom! ??
Assim É!
Namaste!
Muito bom! Sutil e profundo. Outra coisa: quando estamos com raiva, irritados, também estamos com medo. A violência nasce do medo e ela é um sinal claro de que não estamos vendo as coisas como elas são. Então vemos as pessoas pensando em como gostaríamos que elas fossem, e por isso ficamos irritados. Falta de aceitação e falta de amor.
@re_engler Esse texto amiga ??
As coisas são o que são. E somente eu é que posso mudar. Atuar de outra forma para que tudo possa fluir sem julgamento, sem queixas, sem justificaçoes. Aí, tudo fica de forma justa e de acordo com o que deve ser. Eu me harmônico comigo e com as coisas.( Com o universo ao meu redor)
Eu me harmonizo
A verdadeira jóia ??
@jobezerra9 ??
Sim!
Que lindas palavras!!?O verdadeiro auto amor!?? Só posso ser inteiro acolhendo todos os meus aspectos de luz e sombra e integra-lós no Amor transcendendo a dualidade…exercício diário…um dia de cada vez ????
???
????????
@juliosoares108
@fabiana.jaques
@edson.fernandes_10 ??