“Nenhuma sociedade pode entender a si mesma sem ver seu lado sombra”. – DR GABOR

“Nenhuma sociedade pode entender a si mesma sem ver seu lado sombra”.
– DR GABOR MATÉ

Esse tema tem aparecido com mais frequência (que possa aparecer muito mais!) porque a Sombra tem aparecido mais. Como na frase de James Hollis publicada ontem, vivemos um clima de estresse e isso é terreno fértil para as Sombras aparecerem, incluso as coletivas. Acredito que estamos vivendo uma grande crise de sombra, que também é uma oportunidade de vermos e evoluírmos nesse aspecto. A quantidade de ódio no ar, de intolerância, de preconceito e inimizade deveria nos fazer parar e questionar, ao invés de simplesmente nos engajarmos sem consciência – de nós, do outro e das atitudes entre nós.

Dr. Gabor Maté é um médico, especialista em vício, estresse e desenvolvimento infantil, e é o protagonista do novo documentário “The Wisdom of Trauma”. É um background não da filosofia ou antropologia, mas da saúde, da psicologia, da medicina. É um sinal que ele está vendo o estrago humano que faz a proleiferação das Sombras. Tal qual Jung, um médico que se envolveu totalmente com a Psicologia, Maté está vendo nas vidas individuais os efeitos de comportamentos vindos da escuridão.

Mas é possível uma sociedade “entender a si mesma”? Talvez. Podemos tentar entender nossos comportamentos, nossas animosidades, nossas necessidades, podemos entender porque um grupo ataca o outro, porque o outro ataca um terceiro, as motivações, angústias, medos, esperanças. Mas precisamos querer isso, mais do que queremos acusar e calar e oprimir.

Isso requer um esforço descomuncal (Jung menciona isso algumas vezes na sua obra), um confronto com nosso próprio ego, que resiste a ver a própria Sombra, de diversas maneiras, com diversos mecanismos. Incluindo dois dos mais fortes e populares que temos: a negação e a projeção.

Por esses também tenho me proposto a fazer aulas-ofiicinas sobre a Sombra, chamadas Encontro com a Sombra: para que possamos explorar isso melhor, mais de perto, individual e coletivamente. Se iluminarmos dentro, espalharemos menos Sombra.

Para mais informações, saber o que é a sombra e se inscrever na lista:
https://dharmalog.com/sombra

#gabormate #drgabormate #sombra #sombrapsicologica

* * * * *

Publicado no Instagram do @_dharmalog. Siga aqui

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“O samsara não vai acabar por si mesmo.” // TULKU URGYEN RINPOCHE “É muito impo
“O samsara não vai acabar por si mesmo.” // TULKU URGYEN RINPOCHE...
Leia Mais
Join the Conversation

4 Comments

  1. says: Débora Carolina Roisin

    O documentário “The Wisdom of Trauma” é realmente fantástico, comovente e intrigante. Penso q enquanto não tivermos a humildade necessária pra reconhecermos nossas sombras, não poderemos iluminá-las, mto menos minimizá-las. Estamos em um momento no qual há discursos d perfeição e motivação incessantes, positividade tóxica e negação d nossos próprios vícios e defeitos. Torna-se urgente pararmos d aceitar a idealização d seres humanos totalmente positivos, pois como o dr. Gabor Maté ressalta em seu trabalho, a raiva é um sentimento normal, q não deve ser suprimida nem ignorada, mas sim modulada, a fim d canalizarmos sua energia para algo útil, ao invés d internalizá-la.

  2. says: Lene Saldanha

    Conheci Gabor pelo documentário. Nunca havia ouvido falar dele antes. Fiquei muito tocada…achei a abordagem dele incrível e que fez muito sentido pra mim. De lá pra cá venho tentando me inteirar maus da obra dele e indicando a todos que assistam ao documentário. O link com Jung que aqui você faz parece muito pertinente…( conheço pouco de Jung, por isso a cautela com o termo “parece”). Mas apesar de conhecer pouco dos dois, as sombras sempre atraem minha atenção…pq sempre as vi em mim e no outro…E sem olhar para elas não teria chegado até aqui. Espero em alguma oportunidade poder fazer sua oficina.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *